Épico sobre três gerações de famílias Texanas. Seus conflitos amorosos, disputas econômicas, preconceitos raciais, tudo entre a corrida pelo óleo negro é retratado de maneira única no cinema.
Sibel (Sibel Kekilli) é uma jovem mulçumana que está em uma clínica de recuperação após uma tentativa de suicídio. Lá, ela conhece Cahit (Birol Ünel), um homem que, como ela, tem origem turca. Eles decidem se casar para que possam se livrar da disciplina rígida de suas famílias. Mas, apesar de no princípio não quererem uma vida conjugal comum, Cahit acaba se apaixonando por Sibel, e em um ataque de ciúmes, acaba matando um de seus amantes.
Numa pequena e pobre aldeia sobranceira às altas montanhas rochosas, os aldeões são pessoas simples e diligentes que lutam para lidar com uma natureza dura. Ganham o sustento da terra e alguns animais que criam. Os pais sempre preferem um de seus filhos. As mães comandam impiedosamente as suas filhas. Ömer, o filho do imã, deseja irremediavelmente a morte de seu pai. Quando ele entende que o pensamento ilusório não tem resultados concretos, começa a procurar maneiras infantis de matar o seu pai. O Yakup está apaixonado pela sua professora, e um dia depois de ver seu pai espiando a professora, ele também sonha, como Ömer, em matar o seu pai. Yıldız estuda e tenta administrar as tarefas domésticas impostas por sua mãe. Ela aprende com irritação sobre os segredos da relação entre homens e mulheres.
A vida na empobrecida Irlanda na época da depressão dá poucas esperanças para o jovem Frank McCourt, o filho mais velho de uma família muito unida. Vivendo de suas habilidades estimulado pelo espirito irreprimido e confortado pelo amor da mãe, Frank embarca em uma inspirada jornada para superar a pobreza de sua infância e chegar à terra de seus sonhos: A América.
Vítima de abusos sexuais durante a infância, Aileen Wuornos tornou-se prostituta ainda na adolescência. Pobre, abandonada por todos, passou a fazer das ruas a sua casa e da prostituição de rua a sua escola de vida. Desesperada e desiludida, conhece Selby, uma jovem lésbica, bastante mais nova e em conflito com a sua própria sexualidade, e com quem Aileen se envolve. Após assassinar um cliente que a violentou, Aileen começa a matar e roubar os seus clientes, tornando-se numa assassina em série.
Mike Waters é um sensível narcoléptico que sonha com a mãe que o abandonou enquanto vive às voltas com Scott Favor, obstinado filho do prefeito de Portland e seu grande objeto de desejo. Navegando em um mundo volátil de viciados, ladrões e mendigos, Mike leva Scott em uma jornada direto das ruas para as estradas abertas da América em busca de um lugar distante chamado "lar".
Wendy Carroll está em viagem até Ketchikan, no Alasca, na esperança de conseguir um trabalho de verão e de começar uma nova vida com a sua cadela, Lucy. Porém o carro avaria em Oregon, e o seu frágil equilíbrio financeiro quebra-se e ela vê-se confrontada com uma série de difíceis escolhas que terão sérias consequências na sua vida e na de Lucy.