Encalhada numa plataforma petrolífera em ruínas ao largo do México, uma família enfrenta um vingativo monstro dos mares.

De acordo com a teoria da médica Susan McAlester, uma proteína produzida pelo cérebro dos tubarões é capaz de curar os doentes de Alzheimer. Para comprovar a sua hipótese, a médica decide contornar algumas regras éticas e fazer uma manipulação do ADN dos tubarões do centro de investigação aquática. Esta experiência provoca um aumento do cérebro dos tubarões para cinco vezes o seu tamanho original. Quando um dos espécimes foge das instalações marítimas de Aquática e põe em perigo a segurança do estudo, a instituição que financia a pesquisa ameaça retirar-lhe o financiamento. Susan McAlester convida Russell Franklin, um dos responsáveis pela base marítima, para que confirme que está tudo em ordem.

A Dr. Emma Collins e a sua equipa regressam à ilha de Little Happy onde estudam o efeito das mudanças climáticas nos grandes tubarões brancos. Mas tudo se complica quando uma outra equipa chega à ilha em busca de tubarões geneticamente modificados...

No SeaWorld da Florida, um novo e engenhoso “Reino Subaquático” está prestes a ser inaugurado. Enquanto os visitantes atravessam os túneis por debaixo do espaço, um tubarão-branco, preso na lagoa, lança-se num frenesim instintivo, devorando tudo aquilo que possa impedir a sua fuga. O medo instala-se assim que se avista a alarmante barbatana e uma maré de pânico espalha-se pela multidão de turistas. Mas ninguém está mais assustado do que o tubarão, mais aqueles que terão de lutar para salvar o parque, e ainda aqueles que estão presos no fundo do mar.