Uma diligência atravessa o Monument Valley, entre Tonto e Lordsburg, com cinco passageiros, aos quais se junta Ringo Kid, que viaja para acertar as contas com os irmãos Plummer mas, a meio caminho, ocorre um violento ataque de apaches. Um clássico de John Ford, sempre citado entre os melhores filmes de todos os tempos e que serviu de modelo a muitos outros faroestes. O filme é impecável em todos os níveis: direção, elenco, fotografia (de Bert Glennon) e história (baseada no conto Stage to Lordsburg de Ernest Haycox e roteirizada por Dudley Nichols).

Janeiro, 1914, Forte Lee, Nova Jersey, capital mundial do cinema. O diretor D.W. Griffith (Colm Feore) fica sabendo que o revolucionário mexicano Pancho Villa (Antonio Banderas) está oferecendo os direitos exclusivos ao estúdio de cinema que tiver interesse em filmar seu exército revolucionário em ação contra as forças federais do despótico presidente do México, Victoriano Huerta

Em 1909, no México, um grupo de lavradores vai até o presidente, afirmando que suas terras foram roubadas, e um deles deixa claro que o governo não pretende fazer nada por eles. Este lavrador acaba se tornando um guerrilheiro, que por vários anos teve importância política na vida do país.

Frank Hopkins é um conhecido campeão de corridas de cavalos norte-americano que é convidado pelo xeque Riyadh para participar de uma famosa competição contra os melhores cavalos árabes de modo a provar que o seu cavalo, um mustangue chamado Hidalgo, é melhor que os garanhões orientais.

Inspirado em acontecimentos verídicos, eis a história de Catherine Weldon, uma artista viúva na Nova Iorque do século XIX, que decide pintar o retracto do Chefe Touro Sentado, viajando para isso sozinha através dos Estados Unidos, até ao Dakota do Norte. Tanto a artista como o chefe nativo-americano reconhecem a sua força mútua, sendo ambas pessoas marcadas pela vida. Muito em breve, a generalizada luta política pelos direitos das terras dos povos nativos influencia a sua amizade, levando-os a ultrapassar adversidades pessoais e a lutar contra a ocupação governamental das terras dos Índios das Planícies.

Quarenta anos da história norte-americana, em um período compreendido entre 1889 e 1929, são vistos através dos olhos de Yancey Cravat, um editor de jornal e o homem da lei de Oklahoma. Ele deixa suas terras em Wichita, chegando em Osage com sua família, mas logo sente-se ocioso novamente, com a rotina, e decide ir para Cherokee Strip, deixando sua família para trás. Sua mulher, Sabra, precisa então aprender a viver por conta própria. Vencedor do Oscar de Melhor Filme, foi o primeiro do gênero faroeste a conseguir tal proeza (fato que só se repetiu mais duas vezes, com Dança com Lobos e Os Imperdoáveis). Faturou ainda as estatuetas de Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Adaptado.