Em tempos de paz os samurais não eram necessários e estavam a viver em completa miséria sem uma casa para servir. Alguns pediam para realizar o haraquíri "hara-kiri" (seppuku) dentro das residências dos nobres apenas para lhes extorquir dinheiro, mas com pena dos guerreiros os senhores davam-lhes algum dinheiro e mandavam-nos embora. Um nobre recebe um jovem samurai com esse mesmo propósito e decide obrigá-lo a tirar a sua própria vida.
A história ocorre em 1860 e baseia-se na chegada de um ronin a uma cidade que sofre com a guerra entre duas gangues. Kuwabatake Sanjuro, que significa "Amoreira de 30 Anos" (Toshirō Mifune), aproveitando a sua perspicácia tenta ganhar dinheiro e, ao mesmo tempo, livrar a cidade das gangues rivais, ora associando-se a um grupo, ora associando-se a outro, tirando proveito da situação e manipulando-os, devido ao despreparo estratégico dos dois grupos, que é demonstrado através de diversas cenas satíricas durante o filme.
No Japão do século 16, os camponeses Genjuro e Tobei vendem as suas panelas de barro para um grupo de soldados numa vila próxima, desafiando a advertência de um sábio local contra a tentativa de lucrar com a guerra. A busca de Genjuro por riquezas e a misteriosa Lady Wakasa, assim como o desejo de Tobei de se tornar um samurai, correm o risco de destruir tanto a si quanto as suas esposas, Miyagi e Ohama.
Durante o Japão medieval, um importante lorde falece em meio à uma decisiva guerra. Prevendo que isso pudesse acontecer, ele deixa uma ordem de que, se realmente falecesse, alguém deveria se passar por ele e, assim, evitar a queda de seu reinado. Nesse momento entra na história um pobre ladrão, sósia do grande lorde, que encontra uma situação incrivelmente mais difícil do que qualquer um poderia imaginar.
Um médico bêbado e de temperamento quente e um bandido com tuberculose muito propenso à violência criam um vínculo instigante. Depois de uma batalha com criminosos rivais, um bandido de pequeno porte é tratado por um médico alcoólatra no Japão pós 2 Guerra Mundial. O médico diagnostica o jovem bandido com tuberculose, e convence-o a iniciar o tratamento. Os dois desfrutam de uma amizade inquieta até que o ex-chefe da quadrilha é libertado da prisão e procura assumir o controlo do seu bando novamente. O jovem perde o seu estatuto de chefe do quadrilha e cai no ostracismo, finalmente confronta o seu ex-chefe numa batalha até a morte. Um dos filmes mais violentos do diretor Akira Kurusawa.
Um jovem assalariado e a sua esposa lutam dentro dos limites do seu relacionamento sem paixão, enquanto ele tem um caso extraconjugal.
Yusuke Kafuku, ator e diretor de teatro, ainda incapaz, depois de dois anos, de lidar com a perda de sua amada esposa, aceita dirigir Tio Vanja em um festival de teatro em Hiroshima. Lá ele conhece Misaki, uma jovem introvertida, designada para dirigir seu carro. Entre os passeios, segredos do passado e confissões sinceras serão revelados.
Doona, brinquedo sexual de um garçom de lanchonete solitário, toma consciência de que está viva e aproveita a ausência do patrão para fazer caminhadas exploratórias pelo bairro, descobrindo pessoas e uma existência que jamais imaginou.
No Japão, ex-soldados americanos integram uma gangue violenta envolvida em assassinatos, jogos e assaltos. A morte de um sargento estadunidense em uma ação criminosa coloca a polícia do exército americano no caso: um militar consegue se infiltrar na quadrilha dos assaltantes com a ajuda de uma mulher japonesa.
O duro comerciante francês Baldabiou (Molina) segura entre os seus dedos um véu tecido de fios de seda japoneses. É como se pegasse... em nada. Quando uma epidemia que devastou as criações de ovos em toda a Europa se espalhou por África e pela Índia, todo o comércio de seda na Europa ficou ameaçado. Para continuar o seu lucrativo negócio, Baldabiou decide enviar o jovem oficial do exército Herve Joncour (Pitt) numa perigosa missão ao Japão, separando-o durante vários meses de Helene (Knightley), a sua adorada e devota esposa. É aí que Herve conhece o poderoso e temido senhor local, Hara Jubei (Yakusho), com quem terá de negociar os preciosos ovos. E, num mundo diferente de qualquer um que Herve jamais conhecera, que fica seduzido pela concubina de Hara, uma misteriosa jovem de beleza embriagante. Sem perceberem uma palavra um do outro, os dois partilham um amor obsessivo e fatídico...