O filme decorre no mesmo mundo do primeiro filme, mas acontece quatro anos depois do original. Gang Dong-Won é um antigo soldado que conseguiu escapar da Coreia do Sul infestada por zombies. O vírus fez colapsar governos pelo mundo e a Coreia do Sul tornou-se numa enorme favela. O ex-soldado tem como missão entrar no país para recuperar algo muito valioso, mas depara-se com um grupo de não-infetados que precisam de ser salvos.
Num mundo dominado pelos mortos - vivos, os poucos humanos que restam refugiam-se atrás das muralhas de uma cidade fortificada. Uma nova sociedade emerge sob os pilares do oportunismo, sacrificando muitos em benefício de poucos, levando à anarquia total. Mas, fora destas muralhas, um perigo maior ameaça a cidade: um exército de “zombies” vai crescendo, metódica e pacientemente… à espera do momento certo para atacar!... Um grupo de exterminadores organiza-se para proteger a cidade destas criaturas.
Um ônibus escolar, repleto de jogadores de basquete, cheeleaders e técnicos, fica parado no meio de uma estrada deserta. Lá eles precisam confrontar um perigoso monstro, que ressurge a cada 23 anos. Ao mesmo tempo um fazendeiro e seu filho partem em busca do monstro, na intenção de destruí-lo de uma vez por todas.
O obcecado Dr. Herbert West, cumpre pena de 14 anos devido massacre causado na Universidade de Miskatonic, por experiencias de reanimação de organismos mortos. Na prisão, longe de reabilitar-se e de se arrepender de sua persistência cientifica de vencer a morte, ele segue seu trabalho de uma forma precária. Seu laboratório está localizado em cima de sua cama e suas cobaias são ratos e baratas. A chegada de um jovem médico na prisão, o Dr. Howard muda drasticamente esta situação. Por trás de sua fachada inocente e alegre, Howard esconde seu verdadeiro motivo de estar nesta prisão.
A Batalha Final entre o Bem e o Mal se aproxima e o Enviado do Mal está entre nós. Seu nome é Damien Thorn e o poder maléfico não está mais nas mãos de uma criança. Um capítulo aterrorizante que mostra o destino de toda a humanidade em perigo, à medida em que são feitos os preparativos para a batalha entre o bem e o mal no Confronto Final. Damien Thorn (Sam Neill) tem agora 32 anos, é um ser frio e calculista, cujo credo é o mal, cuja ambição é a dominação do mundo e cuja lealdade exclusiva é para consigo mesmo e para com o pai a quem ele serve. Para atingir seus objetivos, ele mata qualquer um que esteja em seu caminho, seja ele amigo, inimigo, discípulo ou amante Apenas um dedicado padre (Rossano Brazzi), cuja missão é destruir o Anticristo e que controla as sete adagas de Megido, está entre Damien e seu desejo de levar o mundo ao caos total.
Na linha inconfundível de "Gritos", de Wes Craven, este mais recente membro do cinema de Terror apresenta uma linha mais dura e directa na acusação ao puritanismo WASP. Na comunidade de Cherry Falls um assassino em série anda à solta. Alguém tão brutal e sádico como minucioso. Os corpos de adolescentes amontoam-se, lançando o medo e a consternação da pequena, não só pela perda dos seus filhos mas pelo factor comum entre as vítimas: a virgindade. Pouco a pouco as peças do "puzzle" juntam-se, revelando um objectivo e vingança por detrás dos movimentos do assassino. Algo que envolve os pilares de Cherry Falls.
Em pleno ano de 2455, uma nave com jovens exploradores pousa para explorar a Terra, entretanto abandonada pelos humanos. O Prof. Loew e os seus alunos encontram então os corpos congelados de um homem e uma mulher. Na nave, Jason Voorhess desperta do seu sono criogénico de mais de quatrocentos anos e dá início a uma nova onda de assassinatos em meio ao espaço sideral.