Durante umas férias nos Alpes com Milú, o capitão Haddock e o professor Tornessol, Tintim lê no jornal a notícia da queda de um avião nos Himalaias. Pouco depois, ele tem um sonho em que seu amigo Chang, ferido e meio enterrado na neve, pede a ajuda de um avião naufragado. Preocupado, Tintim viaja para Katmandu com Milú e o capitão, que continua cético. Com a ajuda de um sherpa, eles começam uma jornada até o local do acidente. Durante a viagem, eles encontrarão o Yeti e farão uma paragem num mosteiro enquanto enfrentam fortes tempestades de neve.

Depois de, numa feira de antiguidades, encontrar uma réplica de um velho barco designado de "Licorne", o destemido Tintin (Jamie Bell) é arrastado para uma grande aventura em busca de algo inesperado. Ao investigar aquela miniatura, descobre o mapa de um tesouro muito antigo, frustrando os planos de Ivan Ivanovich Sakharine (Daniel Craig), um salteador que está convencido de que o jovem se terá aliado ao velho pirata Rackham. Com a ajuda de Milou, do capitão Haddock (Andy Serkis), e da dupla Dupond e Dupont (Simon Pegg e Nick Frost), o repórter vai atravessar desertos e tempestades, na busca de um navio afundado, comandado por um antepassado de Haddock, que contém um valioso tesouro e uma terrível maldição. Realização de Steven Spielberg, o filme baseia-se na personagem criada, em 1929, por Hergé, centrando a sua trama em três histórias independentes: "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível".

Após os eventos em As 7 Bolas de Cristal, Tintin, Milú e o Capitão Haddock chegam em Callao, Peru. No porto da cidade querem interceptar o Pachacamac, um navio a bordo do qual é o Professor Tornassol, que foi sequestrado. Tintín se infiltra no barco e descobre graças a Chiquito, ex-ajudante do general Alcázar e um dos sequestradores, que o professor ficará exacerbado por ter posto a pulseira do rei Inca Rascar Capac. Os sequestradores fogem da polícia e se dirigem aos Andes. Tintim e o capitão os seguem depois de conhecer um menino quíchua, Zorrino, que os guiará. Em seguida, começa uma aventura nas montanhas que os levará a descobrir um povoado inca escondido.

Nos últimos dias, estranhos fenômenos aconteceram ao redor do Château de Moulinsart. Vidros, porcelanas ou janelas explodem sem motivo aparente enquanto Tintim e Haddock descobrem que espiões estrangeiros estão à espreita. Esses eventos parecem ter uma coisa em comum, o laboratório do professor Girassol.

A cantora de ópera Bianca Castafiore é presa pela polícia de San Theodoros durante a sua turnê pela América do sul. Ela é acusada de conspirar contra as autoridades. O general Tapioca diz que também tem evidências do envolvimento de Tintim, do capitão Haddock e do professor Tournesol. Ele convida os nossos heróis a virem explicar-se, o que estão a fazer. Mas é na verdade uma armadilha preparada por um dos seus antigos inimigos para eliminá-los.

Um bandido perigoso, Al Capone, que já havia tentado ferir Tintim durante sua viagem ao Congo (onde Tintim desmantelou um tráfico desse bandido), decide que o jovem repórter não deve deixar a grande cidade de Chicago com vida, ou então don ' Não deixe a cidade ficar um dia inteiro. E Al Capone obviamente não está brincando, nunca. Os bandidos a seu serviço armam armadilhas para Tintim, que, astuto, escapa deles, frustrando as primeiras armadilhas dos capangas de Capone. Mas o repórter está longe de estar no fim de seus problemas, pois bandidos não desistem tão facilmente...

Enquanto Tintim está a bordo de um cruzeiro que o levará a Xangai, ele conhece o estranho professor Philemon Siclone, que está procurando a tumba do Faraó Kih-Oskh, da qual parece ter um plano preciso. Todos os egiptólogos que precisavam descobrir a localização desta tumba desapareceram misteriosamente, o que não deixa de intrigar o jovem repórter do pequeno século XX, que adia sua viagem a Xangai para desembarcar com o professor. Antes de desembarcar, eles também conhecem Rastapopoulos, um rico produtor...

Depois de terminar a sua luta contra a sociedade secreta de traficantes de drogas narrada em Os Charutos do Faraó, Tintin descansa no palácio do Marajá de Rawhajpurtalah. Lá recebe a visita de um emissário chinês que é envenenado por uma flecha impregnada de radjaidjah, o veneno que faz enlouquecer. Antes de enlouquecer, o mensageiro só pode dizer duas palavras: "Mitsuhirato" e "Xangai".

Tintin está de volta à Europa após as longas viagens dos álbuns anteriores (Os Cigarros do Farao e O Lotus Azul). Desta vez, é um roubo misterioso que chama a atenção de nosso jovem repórter. Um fetiche muito raro foi roubado e substituído na manhã seguinte... Tintin o acha suspeito e faz pesquisas sobre o fetiche e a tribo de onde ele vem. Então ele percebe que o fetiche que foi colocado de volta no lugar do roubado é uma imitação... Mas quem poderia ter interesse em ter o original? Aqui está nosso jovem repórter que provavelmente ainda irá para longe com seu fiel Milou...

Quando sete arqueólogos encontram um antigo templo Inca, tornam-se vítimas de uma antiga maldição. Uma vez de volta à Europa, caem um a um num sono profundo e apenas uma vez por dia, todos ao mesmo tempo, acordam durante alguns minutos e experimentam alucinações onde aparece a sinistra múmia viva de Rascar Capac.

A trama passa-se quando Tintim e o Capitão Haddock vão visitar o professor Girassol em Sildávia, onde existe um lago que diz-se ser assombrado. Nesse lago é o esconderijo de Rastapopoulos, inimigo de Tintim, e que, desta vez, roubou obras de arte substituindo-os por cópias. Ao princípio, as cópias eram muito mal feitas, sabendo-se que era uma cópia, mas depois nem se conseguia distinguir do original. Uma espia, a madame Vleck, vigia o professor Girassol.