Argélia, 1920. O rabino Sfar vive com sua filha Zlabya, um papagaio barulhento e um gato brincalhão que começa a falar depois de engolir o papagaio. Apaixonado pela dona, Zlabya, o felino faz de tudo para ficar por perto e até aceita as condições impostas pelo rabino: aprender mais sobre o judaísmo e fazer o Bar Mitzvah. Para isso, ele embarca em uma grande aventura.

Larry Gopnik é um homem sério: um marido adorável, um pai empenhado, um professor dedicado. Face às tentações diárias, faz tudo o que está certo e justo. Até que um dia a vida perfeita desaba: a sua mulher deixa-o e troca-o pelo amante, que o força a abandonar a casa; os filhos não lhe dão importância e o mais novo usa drogas; o seu emprego é posto em causa por cartas difamatórias... Perante o descalabro, Larry procura a resposta à eterna pergunta: "porque aconteceu isto a mim?"

Clavius um poderoso tribuno militar romano e o seu ajudante, Lucius, são responsabilizados pela tarefa de resolver o mistério do que aconteceu a Jesus nas semanas após a crucificação, a fim de provar que os rumores da existência de um Messias ressuscitado seriam incorretos e evitar uma revolta em Jerusalem.

Clyde e Stephanie Brenek estão separados de fresco e as coisas nem sempre são pacíficas, mas mantêm-se perto por causa das suas duas filhas. Quando Emily, a mais nova, convence o pai a dar-lhe uma misteriosa caixa de madeira numa venda de garagem, a vida e o comportamento da menina começam a mudar. À medida que as coisas se tornam mais perturbadoras e algumas pessoas se vão ferindo ou morrem, o perturbado pai decide intervir e investigar aquele objecto... apenas para descobrir que ele esconde um passado terrível e um conteúdo altamente perigoso.