Enquanto Roma é ocupada pelos Nazis, cruzam-se histórias de vida. Entre as personagens, encontram-se Pina, Francesco e Manfredi, líder do movimento da resistência romana. O padre Pietro ajuda a resistência, transmitindo as suas mensagens e auxiliando o movimento financeiramente. A Gestapo captura o padre e interroga-o, tentando convencê-lo a trair a sua causa.

Judah Ben-Hur é um nobre judeu da Palestina cuja vida muda após a traição do melhor amigo e uma acusação sem fundamento que condena a sua família e a ele mesmo. Feito escravo nas galés, acaba por salvar a vida do seu comandante e ser adoptado por ele como filho, tornando-se cidadão romano e um homem rico, ao mesmo tempo que nunca perdoa nem esquece aquele que o traiu e aqueles que deixou em Jerusalém.

Após três anos em campanha, Marcus Vinicius volta a Roma e conhece a jovem Lygia, por quem se apaixona. Ela é uma cristã, criada como filha adoptiva de um general aposentado e igualmente cristão. Porém, tecnicamente, é refém do Império e o seu destino depende do favor de Nero, um jovem e instável soberano, a quem a loucura fez nascer o desejo de ser artista e poeta, cometendo várias atrocidades, como o incêndio de Roma.

O filme narra as tentativas da última faraó do Egipto, Cleópatra VII Filopátor, para manter o seu país a salvo das ambições imperialistas e expansionistas da República de Roma. Usando a política, a diplomacia e a sedução, a soberana do Nilo irá envolver-se tragicamente nas disputas de poder entre as classes altas romanas e condenar a sua pátria.

A Guerra gera a Vingança. Vitorioso, o General Titus Andronicus regressa a Roma, trazendo como reféns Tamora, rainha dos Godos e os seus filhos, e ordena a morte do filho mais velho da rainha, mais do que por crueldade, por fervor religioso, para fazer justiça aos muitos soldados romanos mortos na guerra. Titus recusa a coroa do imperador da Roma que lhe é oferecida, nomeando em seu lugar, Saturninus, o filho primogénito do falecido imperador. Uma vez coroado, Bassianus, exige a mão da noiva deste, Lavinia, filha de Titus. Quando Bassianus, Lavinia e os filhos de Titus fogem em protesto, Titus opõe-se e é obrigado a matar um dos seus. Saturninus, casa então com Tamora que jura vingança contra Titus, desencadeando assim uma torrente de violências. Línguas, mãos, violações, racismo e "empadas de Godos" todos estes ingredientes são utilizados na confeção deste requintado prato shakesperiano que nos choca com a justaposição de elaborado drama, violência implacável e absurda comédia negra.

Marco Aurélio é o imperador que governa Roma durante o auge da sua expansão geográfica, com uma longa fronteira difícil de controlar e que ele sente que só terá paz quando Roma parar de guerrear os povos além-fronteiras. Mas o sonho pacifista e integrador morrerá com ele: o seu sucessor, Cómodo, está desejoso de glória militar, ainda que isso custe o caos e deixe Roma na iminência do colapso.

Após a morte do paranoico imperador Tibério, Calígula, o seu herdeiro, toma o poder e mergulha o império numa espiral sangrenta de loucura e depravação.