Não importa onde vivemos, não importa quem somos, todos estamos rodeados por fronteiras...algumas reais, outras imaginadas. Muitos estão contentes por viverem dentro delas, outros são forçados a isso. Mas alguns de nós precisam de sair, de ver o que está do outro lado, mesmo que isso seja desconhecido e assustador. 8 Mile é a história destas fronteiras que definem as nossas vidas e da luta de um jovem para encontrar a força e a coragem para as transcender.
DJay é um rapper de trinta e poucos anos tentando se dar bem. Ele usa a ajuda de sua pequena comunidade para conseguir gravar um disco, e vê sua grande chance chegar quando o astro do gênero musical, Skinny Black, visita a cidade.
Quando Andie une forças com o dançarino mais sexy da escola para formar um grupo, com colegas marginalizados, para competir na concurso de dança de rua de Baltimore - The Streets - ela encontra, finalmente, uma maneira de viver o seu sonho, criando uma ponte entre os seus dois mundos, tão afastados…
Cantor Dewey Cox supera adversidades para se tornar uma lenda musical.
O dançarino de rua Thomas (Damon Wayans Jr.) estava no caminho errado da vida, quando conheceu Megan (Shoshana Bush), uma bela bailarina. Aos poucos, eles desenvolvem uma conexão e a jovem vai ajudá-lo a concorrer na maior de todas as batalhas de dança. A comédia faz uma paródia de diversos filmes de dança.