Enquanto o Dr. John Watson só pensa em finalmente casar e assentar, Sherlock Holmes continua activo e incansável. A única coisa que Watson não queria era que o seu velho amigo Holmes decidisse envolvê-lo numa derradeira investigação, onde tenta associar o ardiloso Professor Moriarty a uma série de atentados bombistas que estão a inflamar as relações entre a Alemanha e a França, ameaçando o mundo com o fantasma de uma guerra entre dois dos maiores potentados militares e coloniais da época.

Baseado no livro de Doyle, as aventuras dos seis Napoleões, este é um dos raros filmes de universal, no qual usou uma história canônica, como enredo principal. No lançamento fez tanto sucesso, que o público e a crítica pediram aos produtores que repetissem o estilo na série. Este foi o primeiro filme de Rondo Hatton como: o rastejador de oxton. Infelizmente, o personagem de rondo, recebeu o diagnóstico de acromegalia crônica, uma deficiência orgânica na glândula petitória, que causa o crescimento exagerado dos ossos do crânio e das mãos. Porém com a ajuda na iluminação do mestre de efeitos especiais, o diretor Roy William Neill, Hatton transformou-se num perfeito monstro. Um filme de terror contido, mas gigantesco no contexto. Hatton ficou tão famoso, que foi novamente caracterizado com este personagem bizarro, em vários outros filmes. Impressionante e Original. Uma pérola singular na série!

1947. O famoso detetive Sherlock Holmes (Ian McKellen) está com 93 anos, aposentado, vive numa casa remota no litoral com o seu filho Roger (Milo Parker) e a sua governanta Mrs. Munro (Laura Linney). Lidando com a deterioração da sua mente por causa da idade, ele continua obcecado com um caso que nunca conseguiu decifrar. Sem a companhia do seu fiel companheiro Dr. Watson, ele irá tentar desvendar de uma vez por todas esse mistério.

Na cidade de Londres, vários roubos de jóias acontecem, e Red, uma bela cantora, está sendo acusada de ter cometidos os crimes. Tom e Jerry, como assistentes, devem ajudar Sherlock Holmes a procurar por pistas e a rastrear o verdadeiro ladrão.

Mais uma vez, o lendário Sherlock Holmes combate a poderosa mente criminosa de seu arquiinimigo, o Professor Moriarty. Quatro mulheres são brutalmente assassinadas e a Scotland Yard acredita ser este o trabalho de um louco. Mas Holmes e Watson seguem uma misteriosa e linda mulher para dentro do abominável mundo da chantagem e do hipnotismo. Eles deduzem que alguma coisa muito mais sinistra acontece por ali – o trabalho de um verdadeiro gênio do crime.