Um destemido astronauta despenha-se num planeta desconhecido, com uma paisagem não muito diferente das selvas terrestres. Para sua grande surpresa este planeta é habitado por macacos evoluídos, que falam inglês e por uma espécie primitiva de humanos.

Século 21. Os EUA estão sob cruel regime totalitário. Os livros foram queimados, os discos destruídos, as escolas fechadas e toda liberdade pessoal abolida. Neste submundo estarrecedor, só uma relíquia do Século 20 foi preservada: A TV. Única forma de diversão de uma população oprimida e fria. The Running Man é o programa mais popular, uma espécie de jogo de gato e rato mortal e sanguinário, onde o único valioso prêmio é a sobrevivência. Ben Richards, um rebelde perseguido, vai provar que nem sempre o fugitivo é o perdedor. Contra adversários mortalmente curiosos, ele vai defender sua vida frente às câmeras de TV.

Após sofrer um acidente, o astronauta Leo Davidson chega a um planeta estranho e primitivo, onde os humanos são caçados e escravizados por primatas que formam o poder local. Sem concordar com a opressão imposta à raça humana, Leo torna-se uma séria ameaça ao status quo local.