Gus Van Sant prepara delicadamente os seus personagens para um massacre que ocorrerá na escola onde estudam. Quebrou um estigma em Cannes, quando venceu o prêmio de diretor e filme, algo extremamente raro na premiação.

Allegra Geller, uma líder mundial na criação de jogos, está a testar o seu novo jogo de realidade virtual, “eXistenZ”, com um grupo específico. Quando o teste é iniciado, ela é atacada por um assassino fanático que utiliza uma arma biológica bizarra. Ela foge com um jovem estagiário de marketing, Ted Pikul, que,repentinamente, é designado para ser seu guarda-costas. Infelizmente, o seu “pod”, um dispositivo orgânico de jogos, que contém a única cópia do programa do jogo “eXistenZ”, está danificado. Para inspecioná-lo, ela convence Ted a aceitar um portal de jogos no seu próprio corpo para que ele possa jogar o jogo com ela.

Em 1984, um jovem programador começa a questionar a realidade enquanto tenta adaptar um romance negro a um videojogo. Uma história complexa com vários finais.

Jimi, um designer de jogos de computador, descobre que seu mais recente produto tenha sido infectado por um vírus que tem dado consciência para o personagem principal do jogo, Solo. Atormentado pela memória de sua namorada fugiu Lisa e implorou por Solo para acabar com sua vida "inútil", Jimi começa uma busca por pessoas que podem ajudá-lo a descobrir o que aconteceu com Lisa e excluir seu jogo antes de ser libertada.

Corey (Savage) e Jimmy (Edwards) são dois irmãos que, devido à separação dos pais, correm o risco de serem separados um do outro. Jimmy é uma criança com alguns problemas mentais, surgidos após a morte de sua irmã. Um dia, Corey descobre que seu irmão mais novo é um verdadeiro gênio do video-game, provavelmente um dos melhores que ele já viu jogar. Os dois iniciam uma verdadeira jornada rumo à Costa Oeste americana, onde se realizará um dos maiores torneios de video-game que já se viu. Mas, nesta aventura, os dois irmãos precisam evitar algumas pessoas, que tentarão de tudo para separá-los.

"Stay Alive" é um novo jogo de videogame que está prestes a ser lançado no mercado. Inspirado na história real de uma serial killer do século XVII, o jogo ainda está em testes mas já é ansiosamente aguardado. Em Nova Orleans um grupo de amigos conseguiu uma cópia ilegal do jogo, mas aos poucos todos os que o jogaram morreram, da mesma forma como acontece no jogo. O porquê disto estar ocorrendo é o que os amigos Hutch (Jon Foster), Abigail (Samaire Armstrong), Swink (Frankie Muniz), October (Sophia Bush) e Phineas (Jimmi Simpson) precisam descobrir, até porque a vida deles também está em risco.

No futuro, um centro de tecnologia avançado desenvolve SID 6.7 (Russell Crowe), uma entidade de realidade virtual sádica, perigosa e inteligente construída a partir da personalidade de mais de 150 assassinos em série. Para treinar sua eficácia antes de usá-lo no treinamento com policiais, SID 6.7 é testado com prisioneiros. Mas quando SID 6.7 consegue injetar sua personalidade em um android, o único capaz de detê-lo é o ex-policial Parker Barnes (Denzel Washington).