Gordon e Phill são os responsáveis por uma pequena firma de remoção de amianto e aceitam tirar todo o material perigoso do velho Hospital Psiquiátrico Danvers, fechado há décadas. Para isso, chamam Hank, Jeff e Mike. Mas cada um deles tem os seus problemas e fragilidades, e depressa se apercebem que aquele lugar parece trazer à tona o pior de cada um, confrontando-os com as suas próprias fraquezas e o seu lado mais obscuro.
Mãe solteira e psiquiatra dedicada, Cara Jessup (Julianne Moore) concentra a sua reputação profissional em desmascarar a ideia do síndrome de múltipla personalidade. Isto até encontrar um paciente criminal com problemas mentais, Adam (Jonathan Rhys Meyers), que tem poderes que desafiam a explicação mais racional. Esse contacto misterioso com o mal perturba o seu mundo, transformando uma céptica numa crente preparada para o combate. Shelter é uma viagem sofisticada e perturbadora ao coração das trevas, além de explorar o mundo psicológico.
No filme, a protagonista vai se envolver com uma máquina experimental chamada “The Siamese Burn”, feita para eliminar essas personalidades dissonantes. No entanto, quanto mais perto fica de se “curar”, mais é assombrada por um pensamento: e se a última personalidade a ser finalizada é ela mesma?