Flik é uma formiga cheia de ideias que, em nome dos "insectos oprimidos de todo o mundo", precisa de contratar guerreiros para defender sua colónia de uma nuvem de gafanhotos famintos, liderados pelo malvado Hopper. Mas quando este descobrem que o exército de insectos é na verdade um fracassado grupo de atores de um circo de pulgas, o cenário está armado para divertidas confusões...

Wendy e Andy têm duas filhas gémeas, Nicola e Natalie. Andy é cozinheiro, detesta o seu emprego e sonha abrir um negócio próprio com o seu companheiro de copos, Patsy. Wendy é um poço de energia e bom humor. Trabalha em part-time numa loja de roupa para bebés e dá aulas de dança a crianças aos domingos. Natalie é canalizadora e Nicola está desempregada. As duas não podiam ser mais diferentes. Uma é descontraída e popular, a outra é anorética e misantropa. Um filme onde otimismo e pessimismo se confrontam nos mais pequenos detalhes do dia-a-dia de uma família, numa história que sai naturalmente das suas personagens.

A viver na cidade de Mastiga e Engole, numa minúscula ilha do Atlântico que sobrevive graças à tradição de sardinhas enlatadas, desde criança que Flint Lockwood (voz de Bill Hader) tem ideias geniais. O problema é que todas as suas ideias sofrem de falta de funcionalidade, detalhe que ele parece ter alguma tendência para esquecer. Até que descobre a fórmula química que transforma água em alimentos, encontrando a mui almejada solução para a dieta pouco variada de toda a ilha. E, para gáudio da população, começa a "chover", a pedido, todo o tipo de deliciosas iguarias. Mas o que Flint não imaginava era que a gula do presidente da Câmara fosse de tal modo desenfreada que pusesse em risco não apenas a pequena ilha, mas todo o planeta... Agora, com a ajuda de Sam (Anna Faris) e de 'Baby' Brent (Andy Samberg), ele terá de encontrar a solução para acabar com o grave problema de sobredosagem alimentar.

Emmanuelle Joly é uma presidente da câmara que fez aos locais uma série de bizarras promessas eleitorais, de jardins de vegetais nos telhados de chapa dos edifícios a serviços de auxílio sexual em casa, bem como uma escola internacional de línguas em que todas são consideradas iguais. Dois dos membros da sua equipa, Joëlle e Kamel, acabaram de se divorciar e são obrigados a trabalhar juntos para pôr alguns destes estranhos planos em prática.