1954, o pico da Guerra Fria, os agentes Teddy Daniels e Chuck Aule são convocados a "Shutter Island" para investigar o improvável desaparecimento de uma criminosa do impenetrável Ashecliffe Hospital. Rodeados por circunspectos psiquiatras e perigosos pacientes psicopatas, eles vêem-se envolvidos numa atmosfera misteriosa e volátil que sugere que nada é o que parece…
Um apartamento com um passado infeliz, num edifício repleto de sinistros residentes, dá o cenário perfeito. Trelkovsky é um homem pacato e tímido, cuja vida sem sentido se vai tornar cada vez mais ensombrada pelo receio e pelo medo depois de se mudar para a nova casa. Os outros ocupantes do edifício só aumentam as suas paranóias, não fazendo nada para aliviar a sua crescente obsessão com o destino trágico da anterior inquilina do seu apartamento. Serão os temores de Trelkovsky verdadeiramente justificáveis - ou são simplesmente o resultado do seu estado mental aparentemente a desagregar-se?
Alice Alquist, tia de Paula, é assassinada em sua casa e encontrada pela sobrinha. A polícia não obtém sucesso na investigação, e o tempo passa. Dez anos depois, Paula voltará a viver na mesma casa em Londres, agora com seu marido, que a mantém cada vez mais isolada da sociedade, por apresentar cada vez maiores problemas psicológicos dentro daquele lugar.
Um simples período de férias em sua casa de campo à beira de um lago é transformado em pesadelo para uma família quando, estranhamente, recebem a visita de dois jovens psicopatas, que os submetem a um tenso jogo de tortura psicológica.
Uma inesperada promoção num implacável fundo especulativo empurra o romance de um casal para a beira do abismo, ameaçando o seu noivado recente e muito mais.
Um desvio não programado a meio da noite conduz a um pesadelo inimaginável, quando o carro dum casal zangado se avaria numa remota estrada rural. Apeados na estrada deserta, David Fox (Luke Wilson) e a sua futura ex-mulher Amy (Kate Beckinsale) são obrigados a pernoitar num motel muito duvidoso, propriedade de um homem aparentemente inofensivo (Frank Whaley). No seu quarto miserável e nojento, o casal desavindo encontra um monte de filmes de terror que parecem perturbadoramente reais. Quando descobrem que os sangrentos vídeos foram filmados no quarto que ocupam, David e Amy percebem que serão as próximas vítimas dos sádicos realizadores, a menos que ponham de lado as suas diferenças e trabalhem juntos para dormir.
Kristen McKay e James Hoyt estão numa remota casa de veraneio, mas o seu descanso é interrompido quando três estranhos invadem o local, mostrando sentir prazer ao aterrorizá-los.
Alex é um padre de uma ordem religiosa católica, muito antiga e quase desconhecida. Porém, o seu superior geral acaba de morrer de uma maneira misteriosa e Alex viaja para Roma. Ali, segue uma série de pistas em redor da sua morte que o levam a descobrir que um estranho rito foi praticado, e que um mal misterioso e terrível está, afinal, mais vivo do que se pensava.