Na década de 20, David Aaronson e Maximillian Bercouicz, dois amigos de origem judaica, crescem juntos cometendo pequenos crimes nas ruas do Lower East Side, Nova Iorque. Gradualmente, estes crimes assumem proporções maiores e a máfia judaica passa a ter tanta força que os amigos do passado se tornam rivais.

Cidade de Deus é uma favela que surgiu nos anos 60, tornando-se um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro, no começo dos anos 80. Para contar a história deste lugar, o filme narra a vida de diversas personagens, todas apresentadas do ponto de vista do narrador, Buscapé. Buscapé é um menino pobre, negro, muito sensível e bastante amedrontado com a idéia de vir a transformar-se num bandido; mas também, suficientemente inteligente para resignar-se a fazer trabalhos muito duros. Buscapé cresceu num ambiente bastante violento. Apesar de "o mundo estar contra ele", descobre que pode ver a vida com outros olhos, os de um artista. Acidentalmente, torna-se fotógrafo profissional, e liberta-se.

Léon é um assassino profissional, silencioso e eficaz. Matar é o seu trabalho e manter-se vivo a sua preocupação, até ao dia em que se depara com Mathilda, uma adolescente que vive na porta ao lado. Os pais de Mathilda foram assassinados por um polícia corrupto, coisa que não parece afectar a jovem, que está mais interessada em aprender a arte de Léon. Em "Léon, o Profissional", a sua primeira longa-metragem realizada nos EUA, com Nova Iorque como cenário, o cineasta francês Luc Besson alia o género dramático ao filme de acção, numa espiral de violência excelentemente acompanhada pela música de Eric Serra, Sting e Björk.

Al Pacino oferece-nos uma inesquecível interpretação como Tony Montana, um dos grangsters mais duros alguma vez representado em filme, neste crime épico inspirado no clássico de 1932 com o mesmo nome. Realizado pelo criador de sucessos Brian de Palma e produzido por Martin Bregman, que levou ao ecrã ambas as lendas de O Padrinho, Scarface A Força do Poder segue a carreira violenta de um refugiado Cubano que abre caminho até ao comando do império da cocaína em Miami. Com o seu intenso argumento da autoria do vencedor do Óscar® da Academia – Oliver Stone, com uma orquestração musical conduzida por Giorgio Moroder e uma capacidade soberba de captar o bom estilo Latino de Miami, Scarface A Força do Poder entra para a categoria dos melhores dramas de Hollywood sobre o submundo das drogas.

O idoso António Salieri, cerca de trinta anos após a morte de Mozart, está convencido da sua culpa na morte do maior rival. Após uma tentativa de suicídio, em confissão, irá recordar a sua própria trajectória como Compositor da Corte do imperador austríaco, e a ascensão meteórica de um génio da música que ele tudo fez para ofuscar.

Uma visão do futuro marcada pelo pessimismo, sobre a cidade de Los Angeles, algures no século XXI. Apesar da proclamada filiação em Metropolis de Fritz Lang, Blade Runner é exemplar da transformação da configuração da cidade no cinema e influenciou nitidamente filmes como Batman, Batman Returns e Dick Tracy. Um filme emblemático do fim da cidade racional substituída.

"Dancer in the Dark" foi o grande vencedor no Festival de Cannes em 2000. Arrebatou a Palma de Ouro (melhor filme) e a estreante Björk recebeu o Prémio para a Melhor Interpretação Feminina. Selma uma emigrante checa, mãe solteira, trabalha numa fábrica de moldes de metal na América rural, nos anos sessenta. Vive com o seu filho, Gene, de dez anos, numa caravana e a única alegria da sua vida é a paixão pela música, por tudo-o-que-se-canta, tudo-o-que-se-dança, dos clássicos musicais de Hollywood. Mas Selma tem um triste segredo: está a perder a visão e o seu filho terá a mesma sina se ela não conseguir poupar dinheiro suficiente para o fazer operar. Por isso trabalha dia e noite para o salvar. Mas o agravamento da sua doença e a sua imaginação tão fértil, começam a por em causa a sua capacidade de trabalhar com segurança.

Sete estudantes patriotas alemães apresentam-se como voluntários para o serviço militar em plena Primeira Guerra Mundial. Baseado no conto homônimo de Erich Maria Remarque, "Sem Novidade No Front" é um grande filme pacifista, que mostra a loucura e futilidade da guerra. As cenas de guerra nas trincheiras são retratadas de forma brilhante e dolorosa. Mesmo muitos anos após o seu lançamento, continua sendo um tema atual e dominante nos países que sofreram e sofrem com a guerra. Vencedor dos Oscars de Melhor Filme e Melhor Diretor. Considerado o maior filme anti-guerra de todos os tempos.

Em um circo de atrações bizarras, a linda trapezista Cleopatra é cortejada pelo anão Hans, mas o rejeita até descobrir que este herdou uma fortuna. Seu plano, forjado com o amante Hercules, é casar para depois envenenar o pequeno, mas logo a armação é descoberta e os diferentes se unem pela vingança.

Em 1870, o capitão Nathan Algren é enviado ao Japão pelo exército norte-americano a fim de dar treinamento militar moderno aos soldados do imperador Meiji, que está a braços com uma revolta liderada pelos derradeiros guerreiros samurai japoneses. Todavia, após ser capturado em combate e conhecer o comandante inimigo, Katsumoto, o oficial ocidental apercebe-se do rígido código de honra que rege aqueles guerreiros e das reais motivações que os levam a combater.

Fred Madison (Bill Pullman) é acusado, sob misteriosas circunstâncias, de matar sua esposa Renee (Patricia Arquette). Ele logo se vê transformado em um outro homem, Pete Dayton (Balthazar Getty), possuindo uma vida completamente diferente. Quando Pete é solto no seu corpo e na sua mente, as coisas ficam cada vez mais misteriosas e intrigantes.

O jovem Clarence Worley conhece uma prostitua, Alabama Whitman, por quem acaba por se apaixonar e casar. Quando Clarence vai ao encontro de Drexl Spivey, o chulo de Alabama, para levar as suas roupas e comunicar que ela agora está casada, começa um tiroteio. Na confusão ele fica com uma mala cheia de cocaína e resolve ficar com a droga e ir para Hollywood vendê-la. Só que a droga era da máfia e eles vão persegui-los para a ter de volta.

Duas crianças, Ignacio e Enrique, descobrem o amor, o cinema e o medo num colégio religioso no princípio dos anos 60. O director do colégio, o Padre Manolo, e o professor de literatura são testemunhas dessa descoberta. No final dos anos 70 e dos anos 80 as personagens voltam a encontrar-se. O reencontro marcará a vida deles.

Vítima de abusos sexuais durante a infância, Aileen Wuornos tornou-se prostituta ainda na adolescência. Pobre, abandonada por todos, passou a fazer das ruas a sua casa e da prostituição de rua a sua escola de vida. Desesperada e desiludida, conhece Selby, uma jovem lésbica, bastante mais nova e em conflito com a sua própria sexualidade, e com quem Aileen se envolve. Após assassinar um cliente que a violentou, Aileen começa a matar e roubar os seus clientes, tornando-se numa assassina em série.

Nos últimos dias de 1999 em Los Angeles, um ex-tira (Ralph Fiennes) negocia com CDs contendo informações sobre emoções e memórias de outras pessoas. Desta maneira, um homem casado "vai para cama" com outra mulher e não é infiel. No entanto, quando um disco que contém informações gravadas por uma prostituta assassinada que testemunhou um crime vai parar nas mãos deste ex-policial sua vida corre perigo, pois se o conteúdo for revelado uma reação popular inimaginável pode acontecer na cidade.