2500 anos atrás, na Índia, Siddhartha nasceu como um príncipe do clã Shakya, mas ele desiste da sua posição como príncipe para ver o mundo. Ele conhece um garoto estranho chamado Assaji, que pode prever o futuro, um monge com apenas um olho e Depa. Siddhartha continua a viagem. Siddhartha é subjugado pelos sofrimentos que testemunha ao seu redor. Enquanto isso, o Príncipe Ruri de Kosara inicia seu ataque ao clã Shakya.

Setembro de 1944, poucos dias antes a Finlândia saiu da Segunda Guerra Mundial. Um atirador-Kamikadze Veikko finlandês acorrentado a uma rocha conseguiu libertar-se. Ivan, um capitão do exército soviético, preso pela Frente de Polícia Secreta 'Smersh', escapa por pouco. Eles são soldados dos dois exércitos inimigos. Uma mulher Lapónia, Anni dá abrigo aos dois na sua fazenda. Para Anni eles não são inimigos, mas apenas homens.

O filme foi premiado no Festival de Cannes de 2004, obtendo a Palma de Ouro, o prémio de maior relevância entregue por aquele festival. Um filme assumidamente feito para tentar evitar a reeleição de Bush na presidência dos Estados Unidos, Fahrenheit tenta, a todo momento, ridicularizar o presidente. Mostra a fraude que foi sua eleição, as atitudes idiotas quanto ao atentado do 11 de Setembro, a preocupante Guerra do Iraque e sua suspeita ligação com a família Bin Laden.

A história definitiva do homem certo no sítio certo no dia certo. Que falava alto, que cantava desafinado, que não se encolhia, que foi maltratado depois de protagonizar História, que enganou enquanto pôde o que a tristeza lhe tirou na infância e na morte – o direito a ter o que é devido. Um herói português, Salgueiro Maia.