No Japão medieval. Um cortiço degradado de Edo (Tokio), um homem idoso (Rokubei) e a sua amarga esposa (Osugi) alugam quartos e camas aos pobres e miseráveis. Os inquilinos são apostadores, prostitutas, pequenos ladrões e vagabundos bêbados, todos lutando para sobreviver. A chegada recente de Kahei, um homem idoso misterioso, afetuosamente chamado de vovô, dá pelo menos a esperança que há uma vida melhor lá fora, em algum lugar.

Em plena década de 50, Peter Appleton (Jim Carrey) é um jovem e ambicioso roteirista de cinema que se torna, por engano, alvo do macarthismo. Acusado de seguir a doutrina comunista, ele perde seu emprego e acaba sofrendo um acidente em que seu carro cai em um rio. Sem memória e levado pela correnteza para perto de uma pequena cidade do interior da Califórnia, ele acaba sendo confundido com Luke Trimble, o filho do dono da sala de cinema local, que desapareceu em meio a 2ª Guerra Mundial. Após assumir a identidade de Trimble, ele então redescobre a magia do cinema ao iniciar a reforma da sala e prepará-la para sua reestréia.

A história acontece numa zona rural dos EUA: a maioria dos habitantes está ligada à produção agropecuária, frequentam a igreja, e alguns jovens não se adequam àquela vida, dentre eles, Perry e sua turma, que passam a levar o garoto dos Mudge para beber e farrear. O garoto é "esquisito", e com a falta da mãe costuma usar suas roupas, luta para lidar com a própria sexualidade, afinal ele está em plena puberdade - o que deu título em português ao filme, O despertar de uma adolescência - e tentar se dar bem com o pai. Duncan possui nos novos amigos, principalmente em Perry, uma fortaleza e chance de tentar ser diferente, é quando eles se envolvem numa relação de cumplicidade além da amizade...

Em Novembro de 1990, o desajustado e solitário David Gray (interpretado por Matthew Sunderland) assassinou 13 de seus vizinhos na cidade à beira-mar de Aramoana, perto de Dunedin. Sua fúria durou 22 horas antes de ser morto pela polícia. Out of the Blue é uma dramatização desses eventos traumáticos.

Carter, um adolescente problemático, fica com um amigo de seus pais e começa a flertar com seu filho Danny. Após o fim de semana escolar, no entanto, Carter, um atleta da escola, diz a Danny que ele não quer ser visto com ele na escola. O relacionamento deles cresce fora do horário escolar, e logo Danny se apaixona por Carter e depois que Danny é atacado, o romance garante, mas pode durar.

Everett e Miles estão em uma confortável relação platônica, que é unida pelo crescimento do filho. Enquanto a família viaja para fora da cidade, o introvertido Everett finalmente tem um tempo para si, até que Chase, um escritor, aparece na frente de sua casa.