Uma jovem deixou a sua família por um motivo não especificado. O marido está determinado a descobrir a verdade e começa a seguir a mulher. A princípio, ele suspeita que um homem está envolvido. Mas, aos poucos, ele descobre mais e mais comportamentos estranhos e incidentes bizarros que indicam algo mais do que um caso de amor possuído.

A ovelha Choné e o seu rebanho têm uma existência tranquila no Vale Verdejante. Sob a protecção de um agricultor bonacheirão e do seu cão pastor, os seus dias são a pura repetição do anterior. Todos se sentiriam totalmente felizes não fora o excesso de quietude quase aborrecimento em que vivem diariamente. É então que Choné, de forma a quebrar a monotonia, resolve fazer algo de inusitado. Mas quando o grupo envia acidentalmente o agricultor na sua caravana para a grande cidade, as coisas ficam fora de controlo. Sem saber muito bem o que fazer sem o seu protector, Choné encontra apenas uma solução: ir até à cidade, encontra-lo e trazê-lo de volta para a tranquilidade do Vale Verdejante, onde todos poderão viver um resto de viva feliz. Mas, como conseguirão eles a proeza de sobreviver e passar despercebidos numa cidade cheia de seres humanos de intenções duvidosas?

Mickey junto de seu amigo Pateta, e seu cachorro Pluto, são pobres camponeses e sonham em viver como reis. Um dia, ao ir ao palácio atrás de seu cachorro, Mickey se encontra com o Príncipe, que é literalmente a sua cara, e, assim como Mickey, está insatisfeito com a sua vida. Os dois resolvem trocar de lugar por um dia, para ver como é a vida do outro, porém, fora do palácio o príncipe descobre que o Capitão da Guarda, João Bafo de Onça, estava roubando de seus súditos em nome do Rei. Enquanto isso, o Rei que estava muito doente, morre, e Mickey que está no lugar do Príncipe, irá ser coroado o novo Rei. Agora o Príncipe, com a ajuda de Pateta, e seu valete Donald, terá de voltar ao palácio antes da coroação, e enfrentar o Capitão Bafo de Onça, e ocupar o seu lugar no trono.