Nova York, em um indeterminado futuro. As gangues de delinquentes juvenis se reúnem numa convenção. O líder do principal grupo prega a união entre eles, pois juntos poderão controlar a cidade - o contingente deles é maior que a força policial. O líder acaba sendo assassinado, com a culpa recaindo sobre um bando da periferia, que nada teve a ver com o atentado. Assim eles se veem obrigados a atravessar a cidade, enquanto são caçados pelos membros das outras gangues.

Ninguém conseguia parar Dillinger e o seu gang. Nenhuma prisão o conseguia deter. As suas encantadoras e audazes fugas fazem com que o povo se apaixone por ele numa altura em que os americanos não tinham qualquer simpatia pelos bancos que tinham feito cair o país numa depressão. Mas enquanto as aventuras do gang de Dillinger, incluindo posteriormente o sociopata Baby Face Nelson e Alvin Karpis, maravilhavam tudo e todos, o Presidente Hoover tinha intenção de capturar Dillinger de forma a elevar o seu Centro de Investigação à condição de policia nacional. Tornando Dillinger "Inimigo Público Número Um" atribui a Purvis, um impetuoso agente conhecido como "Clark Gable do FBI", a missão de capturar o mais famoso gangster da América.

Joe Gavilan (Harrison Ford) e seu novo parceiro K.C. Calden (Josh Hartnett), são detetives de Hollywood. Nenhum deles realmente quer ser um policial, Gavilan faz bico como corretor de imóveis, e Calden é um aspirante a ator que faz bico como instrutor de yoga. Quando os dois são atribuídos a um grande caso, devem descobrir se eles querem resolver o caso ou seguir seus corações.