No Japão, por volta do século XVIII, nove jovens decidem apresentar uma acusação de corrupção do seu clã ao superintendente local. No entanto, o grupo é traído, mas o ronin Sanjûrô Tsubaki (Toshirô Mifune), um samurai desalinhado e cínico, salva os homens do superintendente. Então o tio do líder do clã rebelde, o Chamberlain Mutsuta (Yûnosuke Itô) é sequestrado e a sua esposa e filha são detidas e feitas prisioneiras pelo superintendente que tenta forçar Mutsuta a escrever uma falsa carta de confissão declarando ser corrupto. Sanjûrô ajuda o grupo a resgatar o Chamberlain e sua família.

Recentemente voltado de férias, o detetive particular Nick Charles e sua esposa socialite, Nora, estão de volta ao caso quando a prima de Nora, Selma, relata que o seu marido Robert está desaparecido. Enquanto a dupla procura pelo desonroso Robert, o amigo de Selma, David Graham, que secretamente anseia por ela, ajuda na investigação. Quando os três começam a desvendar a vida secreta de Robert, o caso das pessoas desaparecidas se transforma em assassinato.

Nem mesmo as alegrias da paternidade podem impedir que os detetives casados Nick e Nora Charles investiguem um assassinato em uma propriedade em Long Island.

Nick e Nora visitam a cidade natal de Nick e acabam envolvidos em um assassinato.

Os detetives da alta sociedade Nick e Nora Charles deparam-se com uma variedade de personagens obscuros enquanto investigam um assassinato de corrida de cavalos.

Os detetives da sociedade Nick e Nora Charles investigam um assassinato em um clube de jazz.