Uma festa grandiosa para comemorar o sexagésimo aniversário desencadeia um drama familiar com todas as mentiras que escondem segredos horrendos. O filho mais velho, Christian, encena um confronto com as populares Pater famílias; o seu discurso provocador e comovente após o jantar desaloja todas as máscaras, que finalmente caem completamente à medida que o conflito pai-filho se intensifica e os convidados observam perplexos.

Uma das primeiras produções do Dogma 95, manifesto assinado por Lars Von Trier e Thomas Vinterberg, que prega novas formas de criação e produção. Trier conta a história de um grupo de amigos que exercita a idiotia. Eles têm uma casa de campo como base para desenvolver seu interesse comum. Passam todo o tempo juntos explorando os mais secretos e menos apreciados valores da idiotia. Quem insere o espectador no grupo é uma mulher que encontra três deles quando estão fazendo uma performance em um restaurante. A princípio ela se irrita, mas em seguida começa a participar do estranho jogo, que culmina com um teste final: demonstrar a idiotice na frente da própria família. O filme causou polêmica pela cenas de sexo explícito.

Andreas, um jovem padre viúvo, chega aos subúrbios de Copenhaga para substituir o pároco local. Jørgen Mortensen é um recepcionista de hotel com problemas amorosos que frequenta o curso de italiano. Olympia é uma rapariga charmosa, apesar de muito desajeitada, que sonha em inscrever-se no curso de italiano. Apaixona-se por Andreas e no funeral da mãe descobre que é irmã de Karen, uma cabeleireira que se apaixona por Finn, um empregado de mesa que se torna professor no curso de italiano depois de ser despedido. Giulia é uma italiana, colega de Finn no restaurante, e tem uma paixoneta por JØrgen Mortensen. O curso de italiano vai funcionar para estas personagens frágeis e solitárias como uma espécie de catalisador que as conduzirá ao encontro do amor, vivido à típica maneira italiana.

Katrine vai casar-se. O noivo é lindo, o apartamento deles é luxuoso e os seus futuros sogros são ricos. Katrine só tem um problema: ela às vezes tem dificuldade em dizer a verdade, e isso fá-la incorrer em passeios divagantes com um velho amigo, Thomsen, que acaba de aparecer sem aviso prévio vindo do Quénia e que quer devolver um favor e ajudar Katrine com seus preparativos para o casamento. Uma excursão labiríntica ocorre. Amanhã é outro dia, o dia do casamento!