Claude Gaspard está preso na penitenciária de La Santé, por conta do falso testemunho de sua mulher que o acusou de ter tentado assassiná-la. Ele tem por companheiros de cela quatro detentos que planejam fugir. Claude é adotado. Com uma energia implacável, eles cavam um túnel para reencontrar a liberdade. À véspera do grande dia, Claude é convocado à sala do diretor da prisão. Ele o informa que está livre, pois sua mulher retirou a queixa. Habilmente interrogado, Claude trai seus amigos e revela o plano de fuga...

Jack tem cinco anos e vive com a carinhosa e dedicada Ma. No entanto, as suas vidas nada têm de normal: confinados a um quarto sem janelas, Ma criou um universo para garantir que Jack pode viver uma vida feliz, ignorando as circunstâncias dolorosas da sua origem e da forma como a sua mãe foi presa naquele lugar. Mas, à medida que a curiosidade de Jack cresce e a resiliência de Ma se quebra, os dois elaboram um arriscado plano de fuga que os vai colocar perante algo que pode vir a ser ainda mais assustador: o mundo real.

Um ataque terrorista com um mortal gás deixa milhares de pessoas presas em arranha-céus de Seul. O desastre inspira o desempregado Yong-nam (Jo Jung-suk) a mostrar suas agora muito úteis habilidades em escalada para tentar salvar sua família, que está reunida em um salão de festas para o aniversário de 70 anos de sua mãe. No local, ele reencontra uma paquera do passado, a funcionária do salão de festas Eui-ju (Yoona), e agora os dois precisarão enfrentar o maior desafio de suas vidas.

Sara Crewe (Lisel Matthews) é uma garota inglesa que vivia feliz, apesar de ser órfã de mãe. Quando eclodiu a 1ª Guerra Mundial seu pai, o capitão Crewe (Liam Cunningham), que pertencia ao exército inglês, tem que ir para a guerra. Porém antes vai a Nova York para deixar Sara num luxuoso internato para moças, no qual a mãe dela já estudara e que é administrado agora com mão de ferro pela Srta. Minchin (Eleanor Bron). A Srta. Minchin fica incomodada com a criatividade de Sara, que logo cativa a maioria das garotas. Um dia o Sr. Barrow (Vincent Schiavelli), o advogado do pai de Sara, chega no colégio para dizer que não haveriam mais pagamentos, pois o pai de Sara tinha morrido em combate. Minchin então faz Sara trabalhar como uma criada, para pagar sua estada ali.

Cinco anos após o fim da Guerra Civil, o Capitão Jefferson Kyle Kidd (Hanks), viúvo e veterano de três guerras, desloca-se de cidade em cidade como um contador de histórias reais, partilhando notícias de presidentes e rainhas, lutas gloriosas, catástrofes devastadoras e aventuras emocionantes nos confins do globo. Nas planícies do Texas, cruza-se com Johanna (Helena Zengel), uma menina de 10 anos, acolhida pelo povo Kiowa seis anos antes e criada como um dos seus. Hostil a um mundo que ela nunca conheceu, Johanna está prestes a ser devolvida aos seus tios biológicos. Kidd concorda em entregar a criança onde a lei diz que ela pertence. À medida que viajam centenas de quilómetros, os dois enfrentam enormes desafios, humanos e naturais, enquanto procuram um lugar a que possam chamar lar.