Quando toda a família e amigos insistem que o Pai Natal não existe, não é fácil acreditar realmente no senhor das barbas. Mas uma criança é acordada a meio da noite por um comboio que a levará directamente ao Pólo Norte para conhecer o Pai Natal. Trata-se um filme de animação realizado Robert Zemeckis, com Tom Hanks, a partir de imagens com actores reais e tratadas posteriormente por computador.

Scott Calvin (Tim Allen) tem ocupado o cargo de Papai Noel por oito anos e alguns o consideram o melhor substituto possível para o bom velhinho. Porém, as coisas não andam muito bem para ele: Scott está perdendo peso inexplicavelmente e seu filho, Charlie (Eric Lloyd), este ano entrou para a lista dos "meninos maus" e, por isso, não deverá ganhar presente no Natal. Temendo que isso de fato ocorra, ele decide voltar para casa para ver o que acontece com o filho e deixa um substituto no Pólo Norte para resolver alguns assuntos para ele. O problema é que o Papai Noel substituto começa a fazer mudanças arbitrárias, como alterar as definições de "bom" e "mau". Isso pode mudar totalmente as listas de presentes e, especialmente, pode acabar com o Natal. Para evitar o pior, Scott precisa voltar e retomar seu posto.

Sloan e Jake querem o mesmo cargo em uma loja de departamentos e se transformam em rivais. O desafio deles é criar as melhores vitrines antes do Natal e chamar a atenção de mais clientes. Mas enquanto competem, o amor visita a loja.

O Natal está a chegar, mas Pettersson e Findus temem que a neve (e a falta de uma árvore) possa impedi-los de celebrar a época.