Nova Iorque, 1957. O detective Lionel Essrog é um homem solitário que sofre de síndrome de Tourette, uma perturbação neurológica que lhe provoca incómodos tiques nervosos. Depois do estranho assassinato de Frank Minna, seu grande amigo e mentor, Lionel decide dedicar-se exclusivamente à investigação da sua morte. As pistas levam-no a percorrer as ruas da cidade até encontrar um bairro, maioritariamente habitado por pessoas desfavorecidas, que, aparentemente, alguém tenciona demolir em troca de enormes lucros.
Neste documentário provocador, académicos, ativistas e políticos analisam a criminalização dos afro-americanos na situação atual do sistema prisional dos EUA.
Em Los Angeles, uma das cidades mais multi-étnicas dos Estados Unidos, misturam-se várias histórias de personagens diferentes e sem nada em comum, numa mistura que tem por cimento a forma como todos se julgam uns aos outros sem se conhecerem, baseados maioritariamente em preconceitos de cor, de raça e de etnia.
A história real de Nelson Mandela, no período de 20 anos que ficou preso, contada através das memórias de um guarda de prisão racista que teve sua vida completamente alterada pela convivência com o líder da África do Sul.
Três homens de uma mesma família de diferentes gerações têm em comum o trabalho em uma prisão rural na Geórgia: Hank Grotoski (Billy Bob Thonrton), seu pai Buck (Peter Boyle), que se aposentou há pouco e Sonny (Heath Ledger), seu filho que acaba de iniciar na profissão. A Equipe liderada por Hank prepara a execução de Lawrence Musgrove (Sean Combs), que ao morrer, deixa sua esposa Letícia (Halle Berry) e seu filho Tyrrel. Tudo isso mexe com os nervos do jovem Sonny, fazendo-o cometer uma loucura. Para Hank, o destino reserva o encontro com a bela Letícia, que o fará repensar toda a sua vida: seu relacionamento com o filho, a devastadora paixão que agora lhe consome e seu trabalho no corredor da morte.
Bobby é uma história ficcionada sobre várias pessoas cujas vidas se intersectam nas horas antecedentes e decorrentes do assassinato do Senador Robert F.Kennedy, no Hotel Ambassador em Los Angeles. Uma jornada emocional que examina as relações entre homens e mulheres, entre raças e classes sociais, e que nos dá uma ideia de como a vida, através de um acontecimento indelével na História americana, pode mudar drasticamente de um momento para o outro.
Paul é um veterano da guerra do Vietname, patriota fervoroso. Após os acontecimentos de 11 de Setembro, que o fizeram reviver o passado, convence-se que a América está em estado de guerra. Ela é Lana, uma jovem que passou vários anos em África e no Médio Oriente e regressa aos Estados Unidos para entrar numa missão que presta ajuda aos sem-abrigo. Tenta, também, saber onde pára Paul, seu tio... Apesar de terem uma visão do mundo radicalmente diferente, Paul e Lana aprendem, pouco a pouco, a aceitarem-se. E é o assassinato de um sem-abrigo paquistanês, que testemunharam involuntariamente, que os vai aproximar. Determinados em descobrir a verdade, tio e sobrinha fazem-se à estrada...