Fim da adolescência, fim da escola, o último verão antes do mundo do trabalho para um grupo de amigos no bairro de Alcoitão, ‘’BDA’’. Sem adultos por perto, há a ilusão que se pode fazer o que se quer. André improvisa o rap como improvisa a vida, na procura de um caminho que o deixe mais livre, tenta fugir do que lhe é próximo e do que conhece, mas nunca conseguirá sair de si próprio.

Realizado em 1955 sob encomenda do Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta um perturbador registro dos locais em que até pouco tempo antes funcionavam os campos de concentração nazistas. Acompanhando as imagens do pós e da guerra, a narração de um texto do poeta francês Jean Cayrol, um sobrevivente.

Sobre o ar da Suíça, na parede de pedra e gelo conhecida como o Eiger, um escalador americano está a prestes a embarcar na mais perigosa e significante aventura que já empreendeu: uma tentativa para escalar a montanha lendária que levou a vida de seu pai. Contra um fundo de inigualável beleza natural, Os Alpes é uma história de vida e coragem. Uma jornada intensamente pessoal de um homem que tem toda razão para não escalar a Eiger, a montanha da morte, mas ele prefere escalar. Este filme celebra a beleza não superada dos Alpes e o espírito indomável das pessoas que vivem lá.