Randle P. McMurphy decide fingir que está louco para ser transferido para o hospital psiquiátrico e escapar a uma pena de trabalhos forçados. Imediatamente, o seu contagiante sentido de desordem vai opor-se à monótona rotina da instituição. Em jogo está o destino de todos os doentes da enfermaria.

Béla Molnar (“Willie”), originário da Hungria, vive em Nova Iorque há dez anos. Eva Molnar, a prima de 16 anos, acaba de chegar aos EUA para começar uma nova vida. Willie e o seu melhor amigo, Eddie, são apanhados a fazer batota num jogo de poker. Num capricho, decidem agarrar no dinheiro que “ganharam”, num carro emprestado e ir visitar Eva que vive agora com a sua tia Lotte.

Mike Waters é um sensível narcoléptico que sonha com a mãe que o abandonou enquanto vive às voltas com Scott Favor, obstinado filho do prefeito de Portland e seu grande objeto de desejo. Navegando em um mundo volátil de viciados, ladrões e mendigos, Mike leva Scott em uma jornada direto das ruas para as estradas abertas da América em busca de um lugar distante chamado "lar".

Quando um poderoso chefe da máfia (Christopher Walken) dá ao antigo gangster Jimmy o Santo (Andy García) uma última missão, trata-se de algo que não pode recusar. Jimmy reorganiza o seu velho gangue para iniciar uma missão que parece simples: assustar um pretendente indesejado da filha do patrão. O gangue é constituído por Critical Bill (Treat Williams), Pieces (Christopher Lloyd), e Franchise e Easy Wind (William Forsythe e Bill Nunn). Mas quando alguém morre, Jimmy e os seus colegas ficam marcados pela morte e o Jimmy tem apenas 48 horas para resolver as coisas e salvar os amigos e a mulher dos seus sonhos (Gabrielle Anwar).

É verão em Berlim. A enfermeira Nike e sua melhor amiga, Katrin, têm por hábito observar a vida passar da sacada de seu apartamento, esperando que alguma coisa aconteça com elas. É quando o calor típico da estação põe em movimento suas vidas e a de todos ao redor. Max, o filho adolescente de Katrin, tenta em vão conquistar uma amiga de colégio. Nike entra em uma arriscada relação com o caminhoneiro Ronald. E Katrin tem um colapso mental após uma tentativa de estupro frustrada. Prêmio de melhor roteiro no Festival de San Sebástian de 2005.

Norte da Suécia, década de 60. Matti e Niila são dois meninos que vivem em Pajala, uma vila da cidade de Vitulla, situada junto à fronteira com a Finlândia. Numa comunidade puritana, convivendo com pais abusivos e inimigos da escola, morar em Pajala não é nada agradável. Ainda na infância, os meninos conhecem o rock ouvindo um disco dos Beatles e ficam fascinados. Com a chegada da adolescência, Matti, Niila e outros amigos sonham em se tornar estrelas do rock para finalmente conhecer o mundo, mas a dura realidade e o ambiente conservador do povoado criarão conflitos de difícil solução.