Primeiro filme da Turma da Mônica. Tem o roteiro escrito por Mauricio de Sousa e Reinaldo Waisman, e trilha sonora inspirada por orquestras musicais compostas por John Williams. Nesse filme são contadas quatro histórias. Entre cada episódio aparece Mauricio de Sousa sempre recebendo uma ligação da turma. As histórias são: "O Plano Infalível" - Cebolinha arma mais um de seus planos para derrotar a Mônica e seu coelhinho. "Um Amor de Ratinho" - Mônica vai à uma festa à fantasia vestida de rata, só que ela não contava que, por causa de um pequeno acidente, ia acabar despertando a paixão em um ratinho de verdade. "A Ermitã" - Mônica sai de casa e se afasta dos seus amigos para ir morar sozinha no meio da floresta. "O Império Empacota" - Cebolinha mostra que é corajoso e que na verdade gosta da Mônica, afinal ele entra em uma batalha interplanetária contra alienígenas para salvar sua amiga dentuça.

Suspense sobre um operário que é acusado de envolvimento na morte acidental de um colega da fábrica em que trabalha.

No século XVIII, uma criança abandonada é criada por um nobre inglês. Quando adulto, Tom Jones torna-se um playboy mulherengo. Mas quando seu tutor morre e ele se apaixona por Sophie, vê-se obrigado a mudar o seu comportamento. O roteiro é baseado no romance The History of Tom Jones, a Foundling, de Henry Fielding, publicado em 1749.

O Natal está chegando e Gasparzinho só pensa em festejar. Mas Kibosh, o manda-chuva do mundo dos fantasmas, dá um ultimato ao fantasminha camarada: como não tem assombrado ninguém ultimamente, ou ele deixa alguém aterrorizado na noite de Natal ou será banido para um lugar nada amistoso. Mas, por mais que se empenhe, o máximo que o simpático Gasparzinho consegue provocar é risos. E se não conseguir ajuda vai ter mesmo um Natal de arrepiar.