Inspirado nos relatos verídicos do Padre Gabriele Amorth, o exorcista principal do Vaticano, "Exorcista do Vaticano" acompanha a investigação de Amorth à aterradora possessão de um rapaz, que revela uma conspiração secular que o Vaticano tenta encobrir a todo o custo.
Anne e Lore, vizinhas e melhores amigas, mal entradas na puberdade, ingressam numa escola num convento onde fazem votos de pecar e servir a Satanás. Anne tem um diário secreto, elas leem uma novela libidinosa, arranjam problemas a um colega de turma, espiam as freiras, põem de lado a hóstia da comunhão; fazem um pacto de devoção.
Michael e Samantha são casados e têm uma filha pequena. A sua relação é de compatibilidade absoluta, excepto numa coisa: ela é religiosa; ele acha que Deus e o Diabo são simples criações humanas. O cepticismo dele é posto à prova quando, depois de um trágico acidente, Samantha morre. Obcecado pela ideia da morte, Michael decide fazer um documentário que prove a falsidade dos poderes ocultos. É assim que, sempre com as câmaras ligadas, permite que adoradores do diabo, necromantes e praticantes do satanismo testem todo o tipo de feitiços e rituais obscuros em si próprio. Michael quer demonstrar que as manifestações sobrenaturais são o resultado do medo e da imaginação. Mas é à sua própria custa que se vê obrigado a alterar as suas teorias, a partir do momento em que começa a ouvir vozes interiores que lhe exigem que faça coisas terríveis, incluindo matar Ellie, a sua filha.
Quando uma jovem freira enclausurada numa abadia na Roménia se suicida, um sacerdote com um passado assombrado e uma noviça no limiar dos seus votos finais, são enviados pelo Vaticano para investigar este acontecimento. Juntos descobrem o segredo profano da Ordem, arriscando não só as suas vidas mas também as suas próprias almas e fé.
Kristi (Sprague Grayden), irmã de Katie (Katie Featherston), teve recentemente um filho com Daniel (Brian Boland), que já era pai de uma adolescente. Um dia, ao chegarem em casa, a encontram completamente revirada. Tentando evitar que a situação se repita, Daniel compra um sistema de segurança que instala câmeras em diversos cômodos e no lado de fora da casa. Ao mesmo tempo o casal e a adolescente têm por costume filmar tudo o que acontece ao seu redor. Até que um dia situações estranhas começam a acontecer, o que faz com que o trio acredite que a casa é mal assombrada.