Gus, uma nuvem cinzenta e insegura, é mestre em criar bebês perigosos, tornando cada vez mais difíceis as entregas por parte do seu fiel parceiro, a cegonha Peck.

Os meninos Azur e Asmar foram criados juntos pela mesma mulher, Jenane. Azur é loiro e tem olhos azuis, além de ser filho de um nobre. Já Asmar tem olhos e cabelos pretos, sendo filho de Jenane, ama-de-leite que cuida de Azur. Eles cresceram como se fossem irmãos, até serem separados quando Jenane parte com o filho. Asmar cresce ouvindo as histórias da mãe sobre a lendária Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir à sua procura, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. É quando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos mas como rivais na busca da Fada.

Chegou finalmente o dia do pai e da mãe pato darem as boas vindas a 1…2…3…4 perfeitos patinhos na sua nova família! Mas aparece um quinto patinho cinzento e nada parecido com os irmãos - que em vez de grasnar fazia um som esquisito! Os patos rejeitam-no, por isso teve de ir à procura de uma família nova para si. E quando um lindo cisne e os seus filhotes o ouviram a chorar, foram logo ter com ele e aceitaram-no na sua família de asas abertas.

Alpha, Beta e Gamma tentam livrar-se do Dug enquanto tentam caçar Kevin o Narceja. No entanto, as instruções para a "Missão muito especial" dão para o torto.