Assassinado aos 39 anos, Ernesto Che Guevara tornou-se um verdadeiro ícone da nossa era. Sua imagem, seu trabalho e filosofia mantêm uma grande influência nos dias de hoje. O documentário busca explorar alguns fatos-chave de sua vida: a intimidade, a educação inacabada, os estudos e pensamentos a serviço da ação e construção de um novo mundo. Um retrato íntimo baseado em seus textos, gravações, narrações literárias e material de filmagem do tempo em que viveu.

A primeira parte do filme sobre a trajetória do líder revolucionário argentino Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido como Che Guevara, tem início no ano de 1956, quando Che e exilados cubanos, como Fidel Castro, encontram-se no México, articulando resistência militar contra o governo ditador de Fulgencio Batista, em Cuba.

Após a Revolução Cubana, Che está no auge de sua fama e poder. Então ele desapareceu, ressurgindo incógnito na Bolívia, onde organiza um pequeno grupo de camaradas cubanos e recrutas bolivianos para começar a grande revolução latino-americana. A história da campanha boliviana de Che é um conto de tenacidade, sacrifício, idealismo e de arte de guerrilha que no final das contas acabou por falhar, resultando na morte de Che.

Havana, Cuba, final dos anos 50. O proprietário de um famoso clube nocturno e a sua família abastada são apanhados na violenta transição de regimes entre o Governo de Batista e a chegada ao poder de Fidel Castro.