Desde praticar descalço nas ruas de Lagos até atuar num palco em Inglaterra, "Madu" segue Anthony Madu, de 12 anos, quando este deixa a sua casa na Nigéria para estudar numa das mais prestigiadas escolas de ballet do mundo. A sua viagem é uma história de coragem, crescimento, obstáculos extraordinários, uma complicação inesperada que ameaça os seus sonhos e, em última análise, a sua procura de pertença.

Uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país. No filme a história do seqüestro é contada paralelamente à história de vida do seqüestrador, intercalando imagens da ocorrência policial feitas pela televisão. É revelado como um típico menino de rua carioca transforma-se em bandido e as duas narrativas dialogam, formando um discurso que transcende a ambas e mostrando ao espectador porque o Brasil é um país é tão violento.

O documentarista Errol Morris tem a destreza para encontrar as fascinantes peculiaridades dos seus temas, e isto dá vida ao livro de Stephen Hawking, “Uma Breve História do Tempo”. Através de entrevistas a familiares e colegas do brilhante físico teórico, assim como às leituras sintetizadas e reminiscências de Hawking, ficamos a conhecer a sua vida quando mais novo, a sua luta contra uma doença degenerativa EAL (esclerose amiotrófica lateral), e as suas vastas contribuições para o nosso conhecimento do tempo, buracos negros e a origem do universo. A ciência nunca será de importância menor; entre a prosa de Hawking e a mestria visual de Morris, conceitos importantes como a entropia e as singularidades saltam do ecrã em memoráveis características. A música de Philip Glass, subtil e minimalista, contrabalança os alternados estados de espírito sombrios e cómicos do filme.