Nova Iorque, 1957. O detective Lionel Essrog é um homem solitário que sofre de síndrome de Tourette, uma perturbação neurológica que lhe provoca incómodos tiques nervosos. Depois do estranho assassinato de Frank Minna, seu grande amigo e mentor, Lionel decide dedicar-se exclusivamente à investigação da sua morte. As pistas levam-no a percorrer as ruas da cidade até encontrar um bairro, maioritariamente habitado por pessoas desfavorecidas, que, aparentemente, alguém tenciona demolir em troca de enormes lucros.

Jim Stark é um encrenqueiro, que fez os pais se mudarem de uma cidade para outra até se fixarem em Los Angeles, que é preso de madrugada por embriaguez e desordem. No distrito policial está Judy, uma jovem que está revoltada com o pai, que a chamou de vagabunda imunda por ter se maquiado. Lá está também um rapaz, John Crawford, mais conhecido como Platão, que atirou em alguns cães. Um compreensivo policial entende que Jim recebe em casa apenas um amor superficial dos seus pais, e que Jim nunca aceitou que seu pai seja totalmente submisso à sua mãe. Enquanto Jim espera na delegacia pelos pais, que tiveram de cancelar um compromisso social para tirá-lo da prisão, ele tem um rápido contato com Judy e Platão.

França, inverno de 1944. Julien Quentin é um garoto de 12 anos que frequenta o colégio Sr. Jean-de-la-Croix, que enfrenta grandes dificuldades devido a 2ª Guerra Mundial. Lá ele se torna o melhor amigo de Jean Bonnett, um introvertido colega de classe que Julien posteriormente descobre ser judeu. A tragédia chega à escola quando a Gestapo invade o local, prendendo Jean, outros dois alunos e ainda o padre responsável pelo colégio.

Há um lugar em nosso planeta que é mais incomum do que qualquer outro - o menos conhecido e o mais misterioso. É um lugar semelhante ao espaço sideral, no qual as noções convencionais de tempo e distância se diluem. É um lugar mágico e perigoso no qual o corpo humano, bem como seu espírito, precisa se adaptar. É o único lugar onde um homem chamado Jacques Mayol realmente se sente em casa. É o mar - a "Imensidão Azul".

Antoine Doinel decide alistar-se no exército para esquecer um amor, mas acaba por ser expulso. Emprega-se então como porteiro de hotel e depois como detective particular. É nessa condição que conhece Fabienne, com quem tem um caso amoroso. Depois há ainda a paixão por Christine.

O realizador checo Jan Svěrák conta neste filme vencedor de Oscar a história do homem de Praga desiludido chamado Cellisten Louka, que depois de um casamento fictício com uma emigrante russa tem de repente de assumir a responsabilidade pelo filho dela. No entanto, não demora muito até a barreira da comunicação ser interrompida entre os dois novos membros da família.

Antoine Doinel apaixona-se por uma rapariga que conhece num concerto de música clássica, corteja-a, mas acaba por ser rejeitado quando se torna amigo dos pais dela.

O jovem Frits (Janus Dissing Rathke) estuda em uma instituição ditatorial na Dinamarca de 1969. Inspirando-se na biografia de Martin Luter King Jr. e apoiado por um professor não muito convencional, o menino lutará contra a repressão aplicada pelo colégio.

A cidade costeira de Antonio Bay está prestes a comemorar o centenário da sua fundação, e desejosa de honrar a memória dos seus fundadores e o seu passado. Porém, a poucos dias da festa, objectos estranhos e antigos começam a dar à costa, e uma onda de mortes estranhas e macabras começam a acontecer, sempre relacionadas a um estranho e misterioso nevoeiro que vem do mar. Poucos sabem, mas a cidade foi alicerçada sobre um crime hediondo que custou dezenas de vidas inocentes. Podem os mortos estar a voltar para reclamar a sua vingança?

Shoko e Mutsuki se casam para satisfazer seus pais preocupados, mas ela já passou da idade em que uma japonesa "boa" deveria se casar, e ele está apaixonado por um jovem estudante. O filme é menos uma exploração realista da vida gay do que um conto de fadas de três jovens japoneses tentando construir uma alternativa aos papéis sexuais e familiares dados a eles por uma sociedade cada vez mais emocionalmente estéril.