Conta a história de Christian, um garoto que tem sua rotina bruscamente alterada com a morte de sua mãe. Ao mudar-se para a casa do pai, o rapaz mostra ser pacato e introvertido, preferindo ocupar um quarto pequeno e apertado dentre as várias opções mais confortáveis que a nova residência poderia oferecer. Até o dia em que ele decide se vingar.

Harry Faversham nunca quis ser militar, mas foi obrigado pelo seu pai de modo a honrar a tradição familiar. É por isso que pede dispensa do seu posto pouco depois da morte do pai, após ter conhecimento de que o seu regimento está prestes a partir para o Sudão, para socorrer a guarnição britânica e derrotar uma tropa nativa. Porém, o gesto é mal interpretado e nem os amigos o perdoam: ele recebe três penas brancas, símbolo então dado aos que eram considerados demasiado covardes para servir o país nas fileiras. Ele mesmo irá acrescentar-lhes uma quarta pena, a qual arranca ao leque da sua noiva, após verificar que ela também não o apoia a sua decisão. Amargurado, Feversham vai tentar provar aos seus mais queridos que ele nao é o covarde que eles julgam, mas a jornada que o espera é longa e perigosa.

Agentes secretos abrem um hotel falso que serve de fachada para conseguirem salvar milhares de refugiados etíopes. Inspirado em factos reais.

Após fugir de um traficante de escravos, o jovem Maki faz amizade com a girafa Zarafa e embarca em diversas aventuras.

No ano de 1898, no Sudão, Harry Faversham decide sair de seu posto no exército britânico momento antes de uma importante batalha. Devido a sua decisão, sua noiva e seus melhores amigos entregam a Harry uma pena branca, símbolo da covardia. Porém, Harry deixa o exército, não por covardia, mas sim para participar de uma missão secreta, através da qual espera reconquistar a confiança dos amigos e da noiva.

No Sudão, uma província do Quedivato do Egipto, onde os britânicos estavam bastante presentes em virtude do Canal de Suez, surgiu um líder religioso carismático, que se declarou como uma espécie de Messias, determinado a unir o Islão: o Mahdi. As tentativas egípcias para o derrotar fracassam redondamente. Decidido a não interferir além do necessário, o governo britânico envia o carismático General Gordon numa missão quase impossível: defender a cidade de Cartum, e os egípcios e os sudaneses que estão lá, e que o Mahdi ameaça massacrar se não o aceitarem como chefe supremo.