Mulher recentemente instalada em Londres entra em desespero quando não encontra a filha na saída de seu primeiro dia de escola. Porém, ninguém lembra de ter visto a garota e não há qualquer prova de que ela realmente exista, levando a polícia a suspeitar que seja fruto de sua imaginação.
Allegra Geller, uma líder mundial na criação de jogos, está a testar o seu novo jogo de realidade virtual, “eXistenZ”, com um grupo específico. Quando o teste é iniciado, ela é atacada por um assassino fanático que utiliza uma arma biológica bizarra. Ela foge com um jovem estagiário de marketing, Ted Pikul, que,repentinamente, é designado para ser seu guarda-costas. Infelizmente, o seu “pod”, um dispositivo orgânico de jogos, que contém a única cópia do programa do jogo “eXistenZ”, está danificado. Para inspecioná-lo, ela convence Ted a aceitar um portal de jogos no seu próprio corpo para que ele possa jogar o jogo com ela.
Luke é um rapaz como muitos outros, com uma família suburbana atenciosa. É a altura do Natal e os seus pais vão jantar fora, deixando o rapaz de 12 anos ao cargo da babysitter Ashley que, por acaso, também é a rapariga por quem tem uma grande paixão. Enquanto Luke a tenta impressionar, ambos apercebem-se rapidamente de que um estranho se está a meter com eles. Fechados em casa sem forma de comunicar com o mundo exterior, e forçados a jogar ao gato e ao rato, esta vai ser uma autêntica luta pela sobrevivência... ou será que é algo ainda mais sinistro?