Willy Wonka é o excêntrico dono da maior fábrica de chocolates do mundo e decide escolher um herdeiro por via de um sorteio mundial: cinco crianças, entre elas Charlie Bucket, encontram um bilhete dourado nas embalagens de chocolate e ganham uma visita guiada à lendária fábrica, que quase ninguém havia visto por dentro. O que eles não sabem são as reais intenções por trás da visita.

Vianne Rocher é uma jovem mãe solteira que resolve ir viver, com a sua filha de seis anos, para uma pequena vila rural de França, onde abre uma loja de chocolates. Contudo, a localidade é religiosa e ultra-conservadora, e a abertura do negócio em tempo de jejum desagrada a muita gente, especialmente ao presidente da câmara, que é um antigo aristocrata local. Porém, aos poucos, ela consegue persuadir os moradores a desfrutar dos seus deliciosos produtos, que têm o condão de despertar os desejos ocultos de quem os comer.

Brad Brown regressa à vila rural onde, anos antes, enfrentou uma invasão de criaturas carnívoras que pôs em perigo a sua família. Agora, ele é uma celebridade bizarra, e a maioria das pessoas vê-o como um mentiroso ou um doido que chamou as atenções com uma história fantasiosa. Porém, ele vai ser vingado quando surgem novas criaturas, de ovos deixados intactos que vão, inadvertidamente, ser aproveitados pela paróquia local para as festividades da Páscoa.