A bailarina clássica Maria Araújo Lima, mais conhecida como Pacarrete, começa a enfrentar o drama da velhice. Desde menina, ela vivia pelo seu grande sonho de se tornar uma grande bailarina, mesmo que sendo nascida e criada em Russas, uma cidade muito conservadora do interior do Ceará, onde o normal seria se casar e cuidar dos filhos. Apesar das dificuldades, ela persiste em fazer o possível para alcançar sua meta, inclusive mudar de cidade. A trajetória da artista é revisitada desde a sua origem até os dias atuais, colocando em evidência inseguranças e questões pessoais que a acompanharam durante sua carreira e vida pessoal.

Em Londres, durante os bombardeios da Primeira Guerra, o oficial Roy e a bailarina Myra se conhecem na ponte de Waterloo e logo se apaixonam. Porém, Roy precisa partir para o front de batalha. Myra promete esperá-lo. Meses depois, ela recebe a notícia da morte de Roy. Desiludida e sem recursos, Myra toma uma decisão drástica. Mas será que o seu grande amor realmente morreu?

Na véspera da estreia do seu novo espetáculo, a bailarina Marie recebe um diário que a transporta para o seu primeiro amor. De regresso à ilha onde, anos antes, se apaixonou pelo jovem Henrik, Marie reaviva este episódio da sua juventude que marcou para sempre a sua vida, numa bela evocação poética do amor, da memória e da dor da perda.

Nesta adaptação cinematográfica da ópera de Offenbach, um jovem poeta chamado Hoffman medita sobre seus romances fracassados. Primeiro, seu caso com a bela Olympia é aniquilado quando ele percebe que ela é realmente uma mulher mecânica, um robot, projetada por um cientista. Em seguida, ele acredita que uma atraente prostituta o ama, apenas para logo descobrir que ela foi contratada pelo covarde Dapertutto para fingir suas afeições. Por fim, um feitiço reclama a vida de seu amor definitivo.

Coco Chanel, devotada a seu trabalho e apaixonada pelo charmoso e bem sucedido Arthur ‘Boy’ Capel, comparece ao Théâtre des Champs-Élysées, onde Igor Stravinsky mostra pela primeira vez a sinfonia A Sagração da Primavera. Ela se encanta pela música, mas o público vaia uma obra revolucionária e moderna para seu tempo. Sete anos mais tarde, Coco e Igor se reencontram em situações opostas. Ela agora é uma estilista famosa, rica e respeitada, e vive a dor da morte de ‘Boy’, enquanto ele vive em exílio na França após a Revolução Russa. A atração entre os dois é imediata. Coco o convida para se hospedar em sua casa de campo para compor; Igor aceita e muda-se com a mulher e filhos. Um intenso romance então se inicia entre os dois artistas na fase mais criativa de suas carreiras.