Um grupo de ladrões implacáveis planeia um assalto à Reserva Federal em Los Angeles, quando se apercebe que está a ser vigiado pela unidade de elite de combate ao crime, a qual não cumpre as regras do jogo. O assalto parece impossível de realizar, mas, apesar disso, o líder dos assaltantes está confiante e segue em frente com um elaborado plano que inclui várias manobras de diversão. Neste confronto entre gangues, qual se revelará o verdadeiro vilão?.
O detetive Louis Burke (Jean Claude Van Damme) acaba de conseguir a prisão mais difícil da sua carreira, pegando o psicopata Christian Naylor, conhecido como João Pestana (Patrick kilPatrick), Burke se recupera de suas feridas quase fatais causadas por Naylor e se apresenta no serviço, achando que vão lhe dar umas férias. Ao invés disso, Burke foi apontado, por uma agrupamento tático especial do governo, liderado pelo procurador geral Tom Vogler (George Dickerson), como o candidato mais indicado para se infiltrar na penitenciária Harrison para investigar uma série de mortes inexplicadas. Burke passa por autor de um assalto à mão armada. A bela advogada Amanda Beckett (Cynthia Gibb) é incumbida, pelo escritório do procurador geral, de passar por esposa de Burke e ser seu contato com o mundo externo. Dentro do Presídio, Burke começa imediatamente a desvendar o mistério que há por trás da série de mortes.
Detetive desacreditado se une a cão pastor policial para resolver um caso de tráfico de drogas. A união de personalidades tão distintas resulta em grande - e esperada - confusão.
Advogado (Cuba Gooding Jr.) perde sua licença devido um ataque de consciência em pleno tribunal, e resolve escrever um livro. Pega emprestado um volume inédito com um conhecido, em busca de inspiração, mas quando vai devolvê-lo encontra o autor morto. Decide publicar o livro como sendo seu e faz sucesso imediato. Mas a situação se complica quando um detetive descobre que os crimes relatados no livro são reais.