Uma expedição a uma ilha remota, captura um gorila gigante e leva-o para Nova Iorque para ser exibido como espectáculo. Mas o animal apaixona-se perdidamente por uma atriz que o acompanha, solta-se e rapta a sua amada. Acaba por fugir com ela para um dos arranha-céus onde é abatido. Vista por uns como uma das mais belas histórias de amor impossível de sempre, visto por outros como um espantoso filme de ficção científica, a verdade é que King Kong se tornou uma lenda.
Uma luta pelo reino dos monstros, entre o imparável Godzilla e o gigantesco Kong, num mundo onde o homem e os monstros coexistem e os grupos inimigos querem manipular os Titãs para que a guerra comece a surgir sob o disfarce de uma conspiração nefasta, ameaçando acabar com a vida no Planeta.
Um grupo de exploradores viaja até à selva em busca da confirmação da notícia que dá conta da existência de um gorila gigante. Lá chegados descobrem que o dito gorila existe e habita um lugar povoado de criaturas pré-históricas de grandes dimensões e acabam a juntar-se a Kong, o macaco, em luta contra esses dinossauros. Consigo levavam uma bela e jovem atriz, capaz de atrair as atenções do macaco gigante. Este facto e a perspetiva de grandes receitas levam o grupo a transportar o macaco para Nova Iorque, onde é exibido em público. Mas este não aguenta muito tempo a posição humilhante de enjaulado, revolta-se e torna-se violento, semeando o pânico pela cidade.