Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, 1946. Ao adaptar a peça de Noel Coward, Still Life, o lendário realizador David Lean explora, de forma arrojada, as emoções, a dor e a ternura de um romance ilícito, durante os tempos sérios e sombrios que a Inglaterra vivia em 1945. Na sequência de um encontro casual na plataforma de uma estação de comboio, um médico casado de meia-idade (Trevor Howard) e uma esposa dos subúrbios (Celia Johnson) iniciam uma relação amorosa, serena e apaixonada, mas com um destino trágico.

Um pacato vilarejo francês é assombrado por cartas que espalham boatos e revelam segredos dos habitantes do lugar. Lentamente as pessoas passam a se voltarem umas contra as outras numa atmosfera de suspense e loucura que toma conta da cidade.

Nicholas Garrigan é um jovem médico escocês recém-formado que vai ao Uganda em busca de uma aventura e, também, para começar a exercer actividade. Por coincidência, acaba por conhecer Idi Amin, o ditador recém-empossado do país. Obcecado com a cultura e a história da Escócia, Amin dá a Nicholas a oportunidade de ser seu médico. Ele aceita e passa a frequentar o círculo interno de um dos mais terríveis ditadores da África.

Elizabeth Martinson (Reese Witherspoon) é uma médica que vive somente para seu trabalho. Quando um acidente acontece, ela deve lidar com o que ela havia adiado há um bom tempo: férias. Nesse meio-tempo, ela conhece David Abbott (Mark Ruffalo), um bom moço, porém amargo e solitário. Ele é o homem que quer tomar seu apartamento e Elizabeth não tem intenções de ceder tão facilmente.

Em 1944, o capitão. Josiah J. Newman é o médico responsável pelo Pavilhão 7, a ala neuropsiquiátrica, em um hospital da Força Aérea Americana, no Arizona. O hospital está com poucos recursos e Newman surrupia o que precisa com a ajuda de sua equipe criativa, especialmente o Cabo Jake Leibowitz. Os militares, em geral, estão apenas começando a aceitar transtornos psiquiátricos como uma doença legítima e Newman geralmente tem 6 semanas para curá-los ou enviá-los para outra unidade. Há muitos pacientes na enfermaria e seus mais recentes incluem o coronel Norville Bliss que está dissociado do seu passado; o Cap. Paul Winston, que ficou quase catatônico depois de passar 13 meses escondidos em um porão por trás das linhas inimigas; e o Cabo de 20 anos de idade. Jim Tompkins que ficou severamente traumatizado após seu avião ser abatido.

A vida de Jennifer Lynn, de dezesseis anos, vira de cabeça para baixo quando ela dá à luz a bebê Zoe. Ser uma mãe adolescente não é o que ela planejou para o ensino médio. Seu namorado Randy se recusa a se apresentar e sua mãe, Alicia, não está interessada em criar outro filho. Mas quando Zoe é sequestrada, os instintos maternais de Jennifer entram em ação e ela não vai parar por nada para encontrar seu bebê.

Devastador legado de uma mulher que escapou de um campo de concentração se reflete na sua vida sexual e na vida pessoal de seus filhos.

Junior (Justin Chapman) continua fazendo travessuras, mas desta vez está apaixonado por Tiffany (Jennifer Ogletree), a menina mais linda do colégio. Junior planeja afastar os outros meninos que também estão interessados na jovem, em particular um rico astro mirim de televisão, que adora se exibir e diminuir Junior.

Shoko e Mutsuki se casam para satisfazer seus pais preocupados, mas ela já passou da idade em que uma japonesa "boa" deveria se casar, e ele está apaixonado por um jovem estudante. O filme é menos uma exploração realista da vida gay do que um conto de fadas de três jovens japoneses tentando construir uma alternativa aos papéis sexuais e familiares dados a eles por uma sociedade cada vez mais emocionalmente estéril.