Mel Brooks comprova que é realmente um tesouro magnífico com sua engenhosa e incrivelmente engraçada refilmagem do clássico de Ernst Lubitsch de 1942. Corretamente descrito como "mundialmente famoso na Polônia", o astro dos palcos Frederick Bronski (Brooks) apresenta Pérolas de Hamlet, enquanto sua sedutora esposa e companheira de palco (Anne Bancroft) diverte-se nos camarins com um jovem e encantador aviador (Tim Matheson). Mas tudo isso é interrompido quando a Trupe Teatral de Bronski é alistada para enganar os nazistas e salvar a resistência polonesa. Miraculosamente desafiados por seus duvidosos disfarces, imitações e números musicais estão um amoroso coronel da SS (o indicado ao Oscar®, Charles Durning) e seu terrível colaborador polonês (Jose Ferrer).

Enlutado pela morte do seu pai, um poderoso feiticeiro, e da sua esposa, o Dr. Erasmus Craven vive em auto-reclusão na sua casa, com a sua filha, Estelle, e um criado. Porém, tudo muda com a chegada de um corvo falante que lhe revela ser um feiticeiro, Dr. Bedlo, encantado pelas más artes do maléfico bruxo Dr. Scarabus, que sucedeu ao pai de Craven como Grão-Mestre da Ordem dos Feiticeiros. Perante as maldades do bruxo e a perspectiva de este poder ter aprisionado a alma da sua falecida esposa, Craven resolve enfrentá-lo.

É noite de Halloween, e Stan Helsing, empregado num clube de vídeo juntamente com a sua ex-namorada estupidamente sexy, o seu melhor amigo e uma “bailarina exótica/massagista”, fazem um desvio por uma cidade amaldiçoada por 6 dos maiores monstros na história do cinema: Freddy, Jason, Pinhead, Leatherface, Chucky e Michael Myers. Mas quando Stan descobre que é descendente direto do lendário caçador de monstros Van Helsing, os quatro são obrigados a sobreviver a uma noite com os monstros, homicidas à boleia, vampiras strippers, um karaoke fatal, e muitas tentações...