"Dancer in the Dark" foi o grande vencedor no Festival de Cannes em 2000. Arrebatou a Palma de Ouro (melhor filme) e a estreante Björk recebeu o Prémio para a Melhor Interpretação Feminina. Selma uma emigrante checa, mãe solteira, trabalha numa fábrica de moldes de metal na América rural, nos anos sessenta. Vive com o seu filho, Gene, de dez anos, numa caravana e a única alegria da sua vida é a paixão pela música, por tudo-o-que-se-canta, tudo-o-que-se-dança, dos clássicos musicais de Hollywood. Mas Selma tem um triste segredo: está a perder a visão e o seu filho terá a mesma sina se ela não conseguir poupar dinheiro suficiente para o fazer operar. Por isso trabalha dia e noite para o salvar. Mas o agravamento da sua doença e a sua imaginação tão fértil, começam a por em causa a sua capacidade de trabalhar com segurança.

Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em um curto espaço de tempo eles estão morando juntos, mas, depois de um certo período, crises conjugais começam a se fazer sentir entre os dois.

Karol, um cabeleiro polaco e Dominique, a sua esposa, mudam-se para Paris. O casamento desmorona-se e divorciam-se. Karol perde tudo após o divórcio e torna-se num mendigo, recusando actos ilícitos para ganhar dinheiro. Após conseguir finalmente regressar ao seu país, tenta refazer a sua vida, embora nunca tenha esquecido Dominique.

Há um lugar em nosso planeta que é mais incomum do que qualquer outro - o menos conhecido e o mais misterioso. É um lugar semelhante ao espaço sideral, no qual as noções convencionais de tempo e distância se diluem. É um lugar mágico e perigoso no qual o corpo humano, bem como seu espírito, precisa se adaptar. É o único lugar onde um homem chamado Jacques Mayol realmente se sente em casa. É o mar - a "Imensidão Azul".

Jake Heke acaba de ser demitido. Ele vive com a sua esposa Beth e os seus três filhos, Nig, Grace e Boogie, numa casa de um bairro social nas cercanias de Auckland como outros Maori, segregados numa sociedade racista que os trata como párias. Jake não é um homem mau, mas tem problemas com o álcool e o controlo da sua raiva, e é extremamente violento, não hesitando em bater e ameaçar a própria família quando esta o contraria nas suas vontades. Porém, Beth está cansada de viver assim, e vai sentir-se compelida a procurar uma vida melhor e mais edificante para os filhos.

Ponto Final é um drama sobre a ascendência de um jovem na sociedade, e as terríveis conseqüências de sua ambição. O protagonista fica divido entre duas mulheres, incapaz de encontrar uma saída, até recorrer a uma alternativa extrema. Os atores são todos ingleses e o filme é ambientado na classe alta britânica, com Scarlett Johansson interpretando a bela garota americana que interfere no relacionamento de Jonathan Rhys Meyers e sua esposa, Emily Mortimer. Matthew Goode é irmão abastado de Emily, que dá início aos acontecimentos trágicos.

Jan e Peter são "Os Edukadores": de forma criativa e sem violência protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões para deixar um aviso, aos milionários, de que "seus dias de fartura estão contados". Quando Jule, namorada de Peter, resolve participar dessa atividade invadindo a casa de Hardenberg com Jan, enquanto Peter está viajando, a história dá uma guinada inesperada: segredos serão revelados, sentimentos descobertos e os "edukadores" terão que mudar radicalmente sua estratégia de protesto. "Edukators - Os Edukadores" fala das revoluções sociais de uma forma absolutamente original, colocando todos os lados da questão em uma mesma mesa. O filme fala de injustiça, companheirismo, triângulo amoroso, questionamentos filosóficos e seqüestro. Tudo isso com um final surpreendente!

Alex (Alan Rickman) é um taciturno inglês que está no Canadá para se encontrar com a mãe de seu falecido filho. No caminho ele dá carona para Vivienne (Emily Hampshire), jovem que vai visitar a mãe. Na viagem um caminhão atinge o carro, matando Vivienne. Alex sai então à procura da mãe da jovem. Ao encontrá-la, descobre que ela (Sigourney Weaver) é autista. Linda não tem qualquer reação ao saber da tragédia, mas Alex decide ficar com ela até o funeral. É quando ele conhece Maggie (Carrie-Anne Moss), a vizinha sexy com quem se envolve.

A história da autodescoberta da homossexualidade na adolescência ganha novas contornos neste filme.Lançado na Inglaterra em 2004, Summer Storm, cobre o relacionamento de dois amigos inseparáveis do colégio em vias da grande “verdade”. Toby e e Achmin são amigos há 4 anos, campeões de regata – treinador e atleta dividem o quarto em um colégio – e seus carinhos vão além do superficial, como sente Toby a partir do momento em que descobre que suas emoções em relação ao amigo vão se aprofundando cada vez mais.

Charles é um solteirão que não se quer se comprometer até ir a um casamento onde conhece a envolvente e extrovertida americana Carrie. No entanto, eles só voltarão a encontrar-se meses depois, num outro casamento, verificando-se que ambos sentem a mesma atracção um pelo outro. Ao longo de quatro casamentos — e de um funeral — ambos irão descobrir que se apaixonaram.

Wilbur quer matar-se, mas ainda não conseguiu. Wilbur está tão desiludido com a vida que não consegue mesmo encontrar razões para continuar vivo. Já o irmão é completamente o contrário. Harbour é um optimista incurável e conseguir que Wilbur seja feliz é o seu grande objetivo. Depois de mais uma tentativa de suicídio falhada, Harbour convence Wilbur a mudar-se para o seu apartamento. Harbour acredita que talvez uma namorada possa ajudar a levantar a moral de Wilbur. No entanto, é Harbour que acaba por encontrar o amor na bela e tímida Alice. E apesar de Harbour nunca ter sido tão feliz, ele esconde um obscuro segredo, que não pode esconder para sempre...

Joe Taylor (Ewan McGregor) é um jovem escocês perdido. Ele consegue emprego na barca de um casal, Leslie (Peter Mullan) e Ella (Tilda Swinton), que viaja de Glasgow para Edinburgh. Um dia ele descobre o corpo de uma mulher boiando no canal. A polícia investiga o caso e chega a prender um suspeito, mas aos poucos Joe deixa transparecer que sabe mais sobre o caso do que aparenta. Na realidade ele conhecia a mulher. Enquanto isso uma atração entre Joe e Ella fica evidente e Leslie acaba percebendo. A tensão entre os três é agravada pelo pequeno espaço que há na barca.

Após a morte de seu pai, Nate vai morar com sua mãe, mas seu irmão mais velho, Steven, continua seus estudos em outro estado. Os irmãos usam a oportunidade para acabar seu caso. Quando a mãe morre em um acidente de carro, Steven retorna para o funeral. Durante este período de luto, o amor implacável dos dois irmãos um pelo outro ameaça o segredo que eles tinham enterrado. Um novo filme provocante do diretor de O Seminarista.