Dois funcionários em um armazém de suprimentos médicos desastradamente causam o vazamento de um gás ultraperigoso, cujos vapores fazem com que os mortos retornem à vida.

Mary Henry está a recuperar de um acidente. Só ela sobreviveu. Os traumas ainda persistem. Pronta a iniciar uma nova vida, Mary encontra trabalho numa igreja, como organista. Perseguida por um homem misterioso e por um “fã”, Mary vai descobrir um local mais misterioso ainda, povoado por estranhas criaturas, que irão permitir Mary confrontar os seus demónios, aceitar o seu destino e descobrir algo novo sobre ela.

A loura e expansiva Buffy é a típica líder de claque do secundário — o seu objetivo é "casar com Christian Slater e morrer" e nada se atravessa no seu caminho na hora de fazer compras. Mas tudo muda quando um homem estranho (Donald Sutherland) a informa de que foi escolhida pelo destino para matar vampiros. Com a ajuda de um rebelde romântico (Luke Perry), Buffy começa a passar as noites na escola a proteger L.A. de Lothos, o Rei Vampiro (Rutger Hauer), o seu ajudante Lefty (Paul Ruebens) e o gangue de vampiros.

Em um primeiro ataque, uma dona de casa desamparada é atacada em uma cozinha. A polícia começa a investigar e faz uma constatação impressionante: Não é sangue, é suco de tomate. Os tomates crescem indefinidamente e atingem circunferências enormes: atirar com espingardas e outras armas de fogo já não adiantam mais. A situação está saindo do controle em uma área experimental do departamento de agricultura, e a população está com medo.