Em 2015 a humanidade enfrenta a maior ameaça de sempre: uns seres misteriosos, chamados Anjos, que semeiam o pânico e a destruição por onde passam. Ninguém conhece a sua origem nem os seus motivos. Com o intuito de deter esta ameaça fatal as Nações Unidas encarregaram a organização secreta Nerv de criar uns andróides gigantescos, os Evangelions. É a batalha final entre a raça humana e os Anjos.
Após passar dois anos num sanatório, Stephen Neale é solto numa Inglaterra destruída pela Segunda Guerra Mundial. Mas o homem não parece tão equilibrado quanto deveria. Na sua volta ao mundo civilizado, tudo se complica quando ele se depara com ideias homicidas e não sabe como contornar isso.
Baseado num romance de Richard Matheson, o filme tem como protagonista um homem que sobreviveu a uma praga global e agora se defende dos humanos doentes, típicos vampiros, que temem a luz e se alimentam de sangue, chamando seu nome durante à noite. Robert Morgan (Vincent Price) é o tal homem, cientista, que, imune à doença, tenta desesperadamente encontrar uma cura que possa salvar outros possíveis sobreviventes.
Vincent Price estrela como um obcecado médico que descobre que o medo provoca o crescimento de uma criatura parasítica na espinha dorsal das pessoas amedrontadas. Se elas gritam, esta força diabólica pode ser destruída. Se não, pode romper a coluna e matá-las. Ele isola com sucesso e remove o invasor do corpo de uma surda muda, que havia sido aterrorizada pelo marido. Capturada, a criatura escapa e foge para um cinema lotado. O terror está à solta, será que alguém poderá detê-lo?