Uma adaptação de nove histórias do Decameron de Boccaccio: um jovem siciliano é enganado duas vezes mas acaba por ficar rico; um homem faz-se passar por surdo-mudo num convento de freiras curiosas; uma mulher tem de esconder o seu amante quando o marido chega mais cedo a casa; um patife engana um padre no seu leito de morte; três irmãos vingam-se no amante da irmã; uma jovem dorme no telhado para encontrar o namorado à noite; um grupo de pintores espera por inspiração; um padre astuto tenta seduzir a mulher de um amigo; e dois amigos fazem um pacto para descobrir o que acontece depois da morte.
O modo como 33 cineastas de 25 países olham o cinema e as salas de cinema, lugar de comunhão dos cinéfilos do mundo inteiro.
O filme conta 4 histórias: 1) La Marée: Rapaz induz a prima adolescente ao sexo, numa praia deserta, durante a maré alta. 2) Thérèse Philosophe: em 1890, menina é fechada num quarto, de castigo, e tem alucinações sexuais com santos. 3) Erzébet Báthory: em 1610, uma condessa húngara usa suas jovens súditas para estranhos prazeres sensuais. 4) Lucrezia Bórgia: em 1498, Lucrecia Bórgia visita seu pai, o Papa Alexandre VI, e seu irmão, o Cardeal Cesare e com eles mantém relações sexuais, enquanto o dominicano Savonarola é preso por denunciar a imoralidade dos religiosos, que também era pregada por São Jeronimo.