Em um pântano distante vive Shrek, um ogre solitário que vê, sem mais nem menos, a sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada, como um grande e malvado lobo, três porcos que não têm casa, entre outros. Todos eles foram expulsos das suas casas pelo malvado Lorde Farquaad. Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, Shrek resolve encontrar Farquaad e faz um acordo com ele: todos os poderão voltar às suas casas se ele e o seu amigo Burro resgatarem uma bela princesa, que é prisioneira de um dragão. Porém, quando Shrek e o Burro conseguem finalmente resgatar a princesa descobrem que os seus problemas estão apenas a começar.

Segundo consta, a história começa com um Lex Luthor “do bem” chegando de um universo alternativo, e ele pede o auxílio da nossa Liga da Justiça para impedir que sua Terra seja dominada pelo Sindicato do Crime, cujos membros parecem ser idênticos aos heróis da Liga da Jutiça, só que completamente malvados.

A história começa com Flash procurando um amigo em Varsóvia, na Polonia, que está sendo sistematicamente aniquilada pelos bombardeiros de Hitler. O amigo moribundo de Flash deixa uma mensagem para (então desconhecido para Flash) Zarkov: "Mongo". Flash pega um avião onde conhece Dale Arden, que está tentando conseguir uma entrevista com o Dr. Zarkov. O avião é atingido por uma violenta tempestade, que se transforma em uma devastadora chuva de meteoros, esmagando um dos motores do avião. Flash e Dale saltam, mas um meteoro atinge seu paraquedas, fazendo a dupla cair no chão. Um misterioso raio roxo os arranca da noite tempestuosa e os coloca suavemente no chão. Eles têm que correr em busca de abrigo, encontrando seu objetivo: Zarkov, que os leva para sua nave espacial, informando-lhes que o meteoro não é um acidente; na verdade, é um ataque de precisão contra ele. Como seu refúgio, eles partem em seu foguete, rumo a Mongo e à aventura.