"Dancer in the Dark" foi o grande vencedor no Festival de Cannes em 2000. Arrebatou a Palma de Ouro (melhor filme) e a estreante Björk recebeu o Prémio para a Melhor Interpretação Feminina. Selma uma emigrante checa, mãe solteira, trabalha numa fábrica de moldes de metal na América rural, nos anos sessenta. Vive com o seu filho, Gene, de dez anos, numa caravana e a única alegria da sua vida é a paixão pela música, por tudo-o-que-se-canta, tudo-o-que-se-dança, dos clássicos musicais de Hollywood. Mas Selma tem um triste segredo: está a perder a visão e o seu filho terá a mesma sina se ela não conseguir poupar dinheiro suficiente para o fazer operar. Por isso trabalha dia e noite para o salvar. Mas o agravamento da sua doença e a sua imaginação tão fértil, começam a por em causa a sua capacidade de trabalhar com segurança.

Ivo, um velho agricultor estoniano, ficou para trás na Gerogia, junto com seu amigo Margus, para a colheita das abundantes tangerinas. Sua vida sombria fica de cabeça para baixo quando ele decide abrigar Ahmed, um mercenário muçulmano checheno e um georgiano Niko, ambos tendo perdido os seus homens e foram pesadamente feridos em combate. Isso não ajuda em nada visto que a dupla de feridos está constantemente esperando para atacar um ao outro logo que terminem suas respectivas licenças de saúde.

Susanna Kaysen, uma jovem de 18 anos, sente-se deprimida e sem rumo. Depois de ingerir um frasco de aspirinas com uma garrafa vodka, acaba internada em Claymoore, uma instituição psiquiátrica, com o diagnóstico de “distúrbio da personalidade borderline”. Logo de início entra em conflito com a enfermeira responsável pela sua ala, onde descobre os mais variados casos de perturbações. Com o tempo desenvolve laços de amizade com Georgina, Daisy, Polly e Lisa, a mais rebelde do grupo, pela qual sente grande admiração e juntas vão criar diversos problemas que envolvem pacientes e pessoal. Mas Susanna rapidamente descobre que terá de escolher entre continuar a agir como Lisa, ou lutar por si própria para alcançar a sua liberdade.

Épico sobre três gerações de famílias Texanas. Seus conflitos amorosos, disputas econômicas, preconceitos raciais, tudo entre a corrida pelo óleo negro é retratado de maneira única no cinema.

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2007 e nomeado para o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" é mais uma prova da vitalidade do cinema contemporâneo romeno que nos últimos anos tem arrecadado as principais distinções nos festivais internacionais de cinema. O filme conta a história de Otilia Mihartescu e Gabriela Dragut, duas amigas universitárias romenas de Bucareste. Quando Gabriela engravida, as duas garotas arranjam um encontro com Bebe num hotel, onde ele é contratado para fazer um aborto ilegal .

Cesar tem tudo. Bom aspecto, charme, dinheiro e consegue qualquer mulher que queira, normalmente apenas por uma noite. Quando, no seu aniversário, se envolve com a acompanhante do seu melhor amigo, Sofia, a sua vida vai dar uma reviravolta. Entretanto, Nuria a última namorada de César, é extremamente ciumenta e não aceita de forma alguma que ele tenha outra mulher além dela. Ela morre em um acidente de carro e César, que estava com ela naquele instante, tem o seu rosto completamente desfigurado. Após os médicos lhe dizerem que não têm como reconstituir o seu rosto, devolvendo-lhe a antiga beleza, César entra numa profunda depressão. Mas logo depois a situação sofre uma grande reviravolta: os médicos dizem-lhe que uma nova técnica revolucionária é capaz de reconstituir o seu rosto, e Sofia reaparece para dizer que o ama. Mas nem tudo é felicidade, pois estranhas e assustadoras visões têm abalado César, fazendo-o perceber que o pesadelo estava apenas a começar.

Em Madrid, Pepa Marcos, uma atriz de dobragens para televisão, é abandonada pelo amante, Ivan. Enquanto tenta falar com ele, é visitada pelo filho deste, Carlos e pela namorada, Marisa, que desejam alugar o seu apartamento. Surge também a sua melhor amiga Candela, que depois de se ter apaixonado por um desconhecido, descobriu que ele é um terrorista xiita e receia ser presa. Enquanto a namorada de Carlos bebe inadvertidamente um gaspacho cheio de soporíferos e adormece profundamente, Pepa faz de tudo para evitar que a verdadeira mulher de Ivan o mate quando ambas descobrem que este planeava viajar com uma segunda amante, a advogada que Pepa tentara contratar para defender Candela.

O realizador checo Jan Svěrák conta neste filme vencedor de Oscar a história do homem de Praga desiludido chamado Cellisten Louka, que depois de um casamento fictício com uma emigrante russa tem de repente de assumir a responsabilidade pelo filho dela. No entanto, não demora muito até a barreira da comunicação ser interrompida entre os dois novos membros da família.

A história passa-se numa floresta, nas montanhas da província de Colúmbia Britânica, onde os animais ficam agitados com a notícia do nascimento de um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de "Príncipe da Floresta" pois seu pai é o cervo mais respeitado da região por ser o mais velho. Logo ao nascer, Bambi conhece Tambor, um coelho que se torna seu grande amigo. Ao longo da história, Bambi cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e se apaixona por Feline. Um dia chegam caçadores à floresta e matam sua mãe, que o estava ajudando a não ser pego. Assim, Bambi aprende a viver sozinho, com a ajuda do pai.

Emma Woodhouse, uma jovem bonita, inteligente e encantadora, está decidida a jamais se casar. Ela já possui toda a fortuna e independência de que precisa e sente-se perfeitamente satisfeita com sua situação, o que não a impede de se divertir planejando casamentos entre as pessoas que a cercam. Ao conhecer Harriet Smith, uma moça de status social mais baixo, Emma decide ajudá-la a encontrar um pretendente que seja um verdadeiro cavalheiro. Porém, a jovem descobre que interferir demais na vida dos outros pode por em risco a própria felicidade…

Audrey (Berry) está a sofrer após uma terrível perda, e, impulsivamente, convida o seu problemático amigo de longa data, Jerry (Del Toro), para ficar com ela e com as suas 2 crianças. Com ajuda mútua, Audrey e Jerry descobrem a esperança e felicidade nas suas novas vidas. Realizado por Suzanne Bier (After the Wedding), nomeada para Óscar da Academia, produzido pelo vencedor de Óscar da Academia Sam Mendes+ e a contar também com o vencedor do Globo de Ouro David Duchovny (Ficheiros Secretos), TUDO O QUE PERDEMOS é um filme "verdadeiramente tocante e emocionalmente honesto".++* 2001 Melhor Actriz, Depois do Ódio** 2000 Melhor Actor Secundário, Traffic - Ninguém Sai Ileso+ 1999 Melhor Realizador, Beleza Americana++ Bill Vregoli, Westwood One

China, década de 1980. Min, uma jovem órfã, viaja para estudar com um botanista de renome. Misterioso e autoritário, esse homem vive em uma ilha, transformada por ele em um enorme jardim. Ele vive com sua filha, An, que é obrigada a partilhar a existência solitária e distante do pai. Quando Min chega ao local, An a recebe com alegria e esperança. Rapidamente, as duas ficam inseparáveis e vêem sua relação evoluir para uma atração perturbadora, sensual e proibida. Incapazes de se separar, An e Min armam um plano perigoso para continuar habitando o mesmo teto.

Dois jovens companheiros, ambos chamados Gerry, fazem uma caminhada com um objectivo misterioso, seguindo um trilho selvagem. Após algum tempo de marcha, acabam por se desinteressar pela "coisa" que procuravam e decidem voltar para trás, mas logo se apercebem que estão perdidos num terreno hostil.