A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.

"A Armadilha" é um filme noir moderno que reflete a verdadeira face da "sociedade sérvia em transição". É uma história que pode acontecer com qualquer um de nós. É um filme sobre um homem comum, que é forçado a escolher entre a vida e a morte de seu próprio filho.

Erika Kohut trabalha como professora de piano no Conservatório de Viena. Ela não bebe nem fuma, vivendo na casa de sua mãe aos 40 anos. Quando não está dando aulas Erika costuma frequentar cinemas pornôs e peep-shows, em busca de excitação. Logo ela inicia um relacionamento com Walter Klemmer, um de seus alunos, com quem realiza vários jogos perversos.

Barbara Covett é uma professora idosa, solitária e profundamente amarga de uma decadente escola pública de Londres. Vive apenas com o seu gato, Portia. Quando a escola contrata Sheba Hart para a disciplina de Artes, as duas acabam por se aproximar. Mas o que começa por ser uma amizade torna-se em algo mais doentio quando Barbara descobre um segredo comprometedor de Sheba e começa a usá-lo para manipular a colega, e para ter a atenção e companhia que sempre desejou.

Um renomado fotógrafo de guerra retorna para um local isolado da Nova Zelândia onde é sua terra natal para o enterro do pai. Os 17 anos de sua ausência criou um certo afastamento do irmão, que ainda vive no local. O reencontro mostra que, apesar de serem do mesmo sangue, eles tem diferenças a acertar, mas todo caminha bem. No meio desse caminho, ela acaba conhecendo uma garota de 16 anos de idade e, conforme o tempo passa, o envolvimento dos dois vai ficando cada vez mais íntimo. Os problemas começam depois que ela, misteriosamente, desaparece. Agora ele é acusado de ser a última pessoa que viu a garota e percebe que pode ter sido envolvido em alguma espécie de plano do qual jamais desconfio. Essa crise vai trazer muita dor de cabeça e vai fazer com que ele pense num jeito de salvar a sua reputação e descobrir o que realmente aconteceu com a garota.

O protagonista, um homem chamado Koistinen, procura num mundo duro uma pequena brecha pela qual possa rastejar. No entanto, tanto os seus semelhantes como o aparato da sociedade sem rosto fazem questão de esmagar as suas modestas esperanças, uma após outra. Um grupo de criminosos explora a sua ânsia por amor e a sua posição de guarda-nocturno por causa de um roubo, deixando Koistinen abandonado às consequências. E eis como Koistinen é privado do seu emprego, da sua liberdade e dos seus sonhos.

Paul é um veterano da guerra do Vietname, patriota fervoroso. Após os acontecimentos de 11 de Setembro, que o fizeram reviver o passado, convence-se que a América está em estado de guerra. Ela é Lana, uma jovem que passou vários anos em África e no Médio Oriente e regressa aos Estados Unidos para entrar numa missão que presta ajuda aos sem-abrigo. Tenta, também, saber onde pára Paul, seu tio... Apesar de terem uma visão do mundo radicalmente diferente, Paul e Lana aprendem, pouco a pouco, a aceitarem-se. E é o assassinato de um sem-abrigo paquistanês, que testemunharam involuntariamente, que os vai aproximar. Determinados em descobrir a verdade, tio e sobrinha fazem-se à estrada...