Os eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, marco do processo de libertação das colónias francesas na África. Entre 1954 e 1957 é mostrado o modo de agir dos dois lados do conflito, a Frente de Libertação Nacional e o exército francês. Enquanto o exército usava técnicas de tortura e eliminava o maior número possível de rebeldes, a FLN desenvolvia técnicas não-convencionais de combate, baseadas na guerrilha e no terrorismo.

Durante a 2ª Guerra Mundial, o exército britânico mantém um acampamento para disciplinar militares, que tenham uma conduta reprovável, principalmente a deserção. Lá, os militares são obrigados diariamente a escalar uma colina, sob o sol escaldante. Um dia chegam 5 novos prisioneiros e cada um enfrentará de modo diferente a autoridade e o sadismo dos seus comandantes.

O marechal Rommel, especialista de Hitler em táticas militares na Segunda Guerra Mundial, era conhecido como a Raposa do Deserto. Respeitado por seguidores e adversários, ao ver que Hitler estava levando a Alemanha à destruição, uniu-se a conspiradores para depor o Fürher.