O filme conta a história de Paulette (Brigitte Fossey), uma menina de cinco anos de idade que perde os pais e o cachorro em um ataque aéreo quando eles fugiam de uma Paris ocupada pelos nazistas. Ao se perder do grupo de refugiados, Paulette é recolhida por Michel Dollé (Georges Poujouly), um menino de onze anos. Eles logo se tornam os melhores amigos. E enquanto os pais dele estão ocupados querendo dar uma de bem-feitores e em luta com os vizinhos Gouard, Paulette e Michel criam um universo só deles. As crianças enterram o cão de Paulette num cemitério criado por eles dentro de um moinho abandonado perto da casa de Michel. Logo, passam a enterrar todo tipo de animais e embarcam em uma odisséia atrás de crucifixos para ornamentar os “túmulos”.

Na Holanda ocupada pelos nazistas, Otto Frank e sua família decidiram se esconder, devido às crescentes perseguições contra os judeus. O empresário Kraler e seu assistente Miep preparam um esconderijo nos quartos que ficam em cima de seu local de trabalho, e combinam com os Franks e outra família, os Van Daan, para ficar lá. Mais tarde, a eles se junta o dentista Dussel. Juntos, eles tentam evitar serem detectados, enquanto esperam a Holanda ser libertada pelos Aliados. Por isso satisfazer as necessidades básicas pode se tornar um desafio, e até mesmo pequenos incidentes poderia apresentar um sério risco de serem descobertos. Baseado no diário de Anne Frank, e na peça de teatro que foi adaptado a partir dele:

Havia diferentes facções na Segunda Guerra Mundial uma delas era na Holanda, uma corrida para encontrar um estoque de ouro nazista.